bombel

Conheça Bombel, o menor cavalo do mundo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
bombel

#souagro| 56,7 centímetros, esta é a altura que rendeu o título de menor cavalo do mundo, ao Bombel um appaloosa em miniatura muito especial.  Bombel, é o menor equino e mora na Polônia onde vive com muitos cavalos maiores.

Seus donos Patryk e Katarzyna Zielińska comentam que, apesar de sua baixa estatura, o cavalo tem uma grande personalidade e um grande coração. De acordo com a Associação Americana de Cavalos em Miniatura, o tamanho padrão de um mini-horse é de no máximo de 96,5 cm medidos a partir da cernelha, Bombel qualificou sem nenhum problema.

 

Os Zielińskas viram Bombel pela primeira vez em 2014, quando ele tinha apenas dois meses e era notavelmente pequeno, embora seus tutores soubessem o tamanho normal para cavalos em miniatura.

bombel

Criadores de cavalos profissionais, eles suspeitaram desde o início que a nova adição aos estábulos era especial, pois, como Katarzyna explicou: “Achávamos que algo estava acontecendo com ele. Quando ele começou a crescer, vimos que ele não estava crescendo como deveria”. Foi quando decidimos que deveríamos procurar o Guinness World Records”.

 

Ele é agora o menor cavalo do mundo e Bombel não deixou o prestígio subir à cabeça. Ele ainda encontra tempo para fazer trabalho voluntário. Uma vez por mês vai para um hospital infantil local para ajudar a alegrar o dia dos pacientes jovens. Tendo visto os cavalos que entram nos hospitais dos EUA como animais de apoio emocional, Katarzyna foi inspirada a fazer o mesmo: “Bombel mudou completamente nossas vidas, porque nos permite ajudar outras pessoas e fazer as crianças felizes.”

bombel

 

Curiosamente, as reações no hospital a este pequeno cavalo tendem a ser diferentes entre jovens e idosos: “As crianças adoram Bombel e não se importam com o tamanho dele. Já os adultos dizem: “O que é isso? Não é possível um cavalo tão pequeno… ”

Bombel não é o único cavalo baixo, mas o único que fez sua estreia mundial na GWR 2020.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Guinness World Records)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas