crédito

“Está faltando crédito para o setor rural”, diz governador do MS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
crédito

#souagro| O governo do Mato Grosso do Sul afirma ter urgência na abertura de mais linhas de crédito para o setor agropecuário. A afirmação foi feita durante a 2ª edição do Interagro, no Sindicato Rural de Campo Grande. A defesa é de que mais bancos deveriam oferecer crédito ao setor produtivo, com juros moderados e modalidades diversificadas.

“Hoje está faltando crédito para o setor rural. Nunca aconteceu na história do FCO Rural o dinheiro acabar em abril, maio. Tudo tomado. Inclusive falei com a deputada federal Tereza Cristina que precisamos urgentemente sentar com o presidente Jair Bolsonaro e mostrar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Caixa precisam enfrentar a situação e colocar linhas de investimento para armazenamento, compra de equipamentos correção de solo, porque o FCO todo usado”, disse o governador do estado Reinaldo Azambuja.

 

Segundo o governo, o estado conta com uma lista de pessoas que estão investindo no setor produtivo e que precisam de crédito: “Não estamos pedindo subsídios, mas sim juros mais compatíveis e responsáveis. Hoje para um custeio da atividade agropecuária que envolve risco, pagar 17 e 18% ao ano é incompatível”, acrescentou.

A ideia é que os produtores abram mais este tipo de debate em busca de juros menores: “O produtor fica acanhado nestas discussões, mas nós precisamos debater estas questões. Para que as instituições de crédito tenham juros moderados. Não precisa ser subsidiado mas deve dar capacidade para que o produtor possa continuar investindo. Este setor está muito ávido por investimentos”, concluiu.

FCO
O Mato Grosso do Sul conta com R$ 2,3 bilhões disponibilizados para contratação de empréstimos via FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) em 2022. Metade desse recurso deve atender às demandas do setor rural e, a outra metade aos projetos nas áreas de indústria, comércio, serviços, turismo e infraestrutura. Entre os projetos de destaque na modalidade Rural estão irrigação, financiamento para reforma de pastagem, correção e conservação do solo, além de armazenagem e máquinas e equipamentos.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Governo do MS)

 

(Foto: Governo do MS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas