Será que a geada causou danos nas lavouras?
#souagro| Nesta semana os produtores rurais passaram todos os dias apreensivos por conta das condições climáticas. Com a onda de frio que chegou a várias regiões, o maior receio é com relação aos estragos que a geada poderia causar nas lavouras.
Ao longo dos dias, nós trouxemos aqui no portal Sou Agro os locais onde a geada ocorreu e também explicamos o motivo em que as lavouras não foram tão afetadas pelo fenômeno. Na última terça-feira (17) agrometeorologista Reginaldo Ferreira detalhou as informações: “Para ocorrer a geada branca, é necessário que você tenha o céu limpo e que você não tenha vento e não foi isso que aconteceu.”
- Operação apreende toneladas de fertilizantes ilegais
- Geada continua dando as caras em várias regiões
Acontece que nesta sexta-feira (20), a geada ocorreu em algumas regiões de produção da segunda safra de feijão e milho, o que pode gerar perdas. A informação foi confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O fenômeno foi nas regiões produtoras do sudoeste e centro do Paraná, como nós mostramos aqui no Sou Agro.
No extremo oeste do estado paranaense (na região lindeira do Lago de Itaipu), as geadas foram pontuais e mais fracas, não provocando danos significativos no cultivo. Já no sul de Minas Gerais, houve relatos de ocorrência de geadas em lavouras de café de forma bem mais leve que em 2021.
- Boas práticas na colheita garantem mais qualidade do feijão
- Quinta edição do Prêmio Mulheres do Agro está com inscrições abertas
- Brasil defende livre comércio na agricultura para segurança alimentar global
Por conta das geadas nessas regiões, nos próximos dias, os técnicos da Conab irão fazer um levantamento dos possíveis impactos causados nas lavouras para saber se o fenômeno causou prejuízos nas produções.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Conab)
(Foto: reprodução internet)