Quinta edição do Prêmio Mulheres do Agro está com inscrições abertas

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Prêmio Mulheres do Agro está com inscrições abertas para a quinta edição. Neste ano a novidade fica por conta do formulário de indicação. Além da página de inscrições, a iniciativa disponibiliza um espaço que permite que qualquer pessoa entre no site e indique uma mulher que tenha um potencial para se inscrever na premiação.

“Esta foi uma alternativa que encontramos para expandir nossa rede. O potencial das mulheres no agronegócio é gigante e elas fazem a diferença no setor, mas muitas vezes não reconhecem isso”, explica a especialista de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil, Isabela Fagundes.

 

 

“Temos diversos relatos de vencedoras das edições anteriores contando que se não fosse pelo apoio de amigas, elas não teriam reconhecido o impacto das práticas inovadoras e sustentáveis implementadas em suas propriedades e se inscrito no prêmio. Com este formulário temos a capacidade de atingir mais mulheres. Com esta união, estamos ganhando força a cada ano”, relata.

A premiação valoriza práticas de gestão inovadoras e sustentáveis de produtoras rurais e pecuaristas brasileiras. A iniciativa, idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), é destinada às mulheres que se destacam à frente da gestão de propriedades agrícolas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e tem o objetivo de reconhecer e dar voz à atuação feminina no agronegócio.

Desde que o Prêmio Mulheres do Agro foi criado, em 2018, aproximadamente 700 mulheres se inscreveram na iniciativa, que reconheceu o trabalho de 36 agricultoras e pecuaristas de várias regiões do Brasil. “Há cinco anos, histórias de impacto e força, com foco em sustentabilidade e inovação, tomaram conta do meio rural e deram visibilidade ao papel feminino no agro. É possível notar uma alta no interesse das produtoras rurais em serem reconhecidas e em valorizar seu protagonismo no setor: entre a primeira edição e a de 2021, houve uma alta de 83% no número de mulheres inscritas. Nesta edição, que retoma o formato de premiação presencial, teremos mais uma oportunidade de amplificar este trabalho liderado pelas produtoras rurais”, reforça.

Para se inscreve ou indicar uma produtora rural, basta acessar o site até o dia 19 de agosto. As vencedoras serão reveladas durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado entre 26 e 27 de outubro, em São Paulo.

 

Embaixadoras Prêmio Mulheres do Agro 2022

Em 2022, o Prêmio ganhou reforço de mais um grupo de embaixadoras: 6 mulheres que se destacam por suas trajetórias e representam o público feminino no agronegócio em diferentes aspectos. Sônia Bonato, Dulce Ciochetta e Luciana Dalmagro, venceram edições passadas do prêmio nas categorias pequena e grande propriedade, e continuarão levando à outras mulheres as suas vivências na agropecuária. Integrando este time, a iniciativa contará também com a idealizadora da Rede UMA (União das Mulheres do Agronegócio), Cristiane Steinmetz, a produtora rural Fernanda Falcão e a agrônoma Ticiane Figueiredo.

“As nossas embaixadoras representam exatamente o que nós queríamos ao criar este projeto: valorizar mulheres, gestoras e que dão um exemplo de agricultura sustentável em suas propriedades. Não tenho dúvida que, ao longo do ano, estas trajetórias vão inspirar outras produtoras a se inscreverem no prêmio e contarem as suas histórias”, finaliza a gerente de Comunicação da Abag, Gislaine Balbinot.

 

(Ageiél Machado com assessoria)

 

 

(Foto: iStock)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas