Das passarelas da moda para a pecuária de leite. Conheça a história da rainha do Jersey

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | A fama não caiu do céu. São 11 anos de muito trabalho e dedicação até Marlene Kaiut conquistar esse título de rainha do Jersey. Tudo começou quando ela tinha 23 anos e trabalhava como modelo, desfilando nas passarelas pelo Brasil todo. Insatisfeita com a carreira, e sabendo que o esposo estava endividado a ponto de entregar as vacas de leite para abater parte das contas junto a cooperativa, Marlene resolveu se desafiar e assumir a propriedade da família.

A questão é que, a modelo de passarela, nunca tinha lidado com vacas. “Meu marido já estava bem desgastado, estava acumulando dívidas e me disse que não dava mais para continuar. Mesmo não entendendo nada, eu corri atrás de ajuda com nutricionista, zootecnista, enfim, mobilizei todo mundo e hoje estou tendo bons resultados na pecuária leiteira”, comenta Kaiut.

 

 

Em 2011, ela assumiu a frente do rebanho leiteiro, na chácara São João, em Carambeí no interior do Paraná, que na época tinha uma média de 60 animais. Hoje a propriedade tem mais de 400. O número de vacas em lactação triplicou e o volume de leite aumentou 4 vezes mais. O salto foi obtido graças à educação na alimentação dos animais, manejo aprimorado e à melhoria genética.

O inicio foi desafiador para Marlene, não somente pelo novo mundo que ela passava a fazer parte, mas por causa de preconceitos por ser mulher. “No meu primeiro dia de trabalho eu só tinha um funcionário, ele me disse que não receberia ordens de mulher. Eu demiti ele na hora. Quando fui comprar um trator também me desmereceram, perguntaram se eu estava indo entregar currículo na loja”, relembra.

Marlene tem três filhos e é produtora rural formada em administração de empresas. Mesmo não sendo de áreas da saúde animal ou agronomia, ela se destaca na propriedade rural. “Eu me dedico bastante. Acordo cedo e já faço casco, chifre, medicamento, etc.. Essa vivência já me deu muita experiência, portanto, 70% da parte clínica das vacas eu consigo resolver”, afirma.

Kaiut foi destaque em diversas capas de revistas do mundo agro no Brasil e já conquistou diversos títulos. É campeã do prêmio Sebrae Mulher de Negócios da categoria produtora rural do Paraná e ficou em segundo lugar em nível nacional.

Hoje ela também percorre o Brasil como palestrante. A carreira nos palcos começou em 2015, quando apresentou o case de sucesso pela primeira vez, a convite de uma professora. “Eu viajo o país todo motivando mulheres e homens, pois eles devem correr atrás dos seus sonhos e podem dar sequência na sucessão familiar”, finaliza.

 

Assista à entrevista completa clicando no link abaixo:

 

 

 

(Ageiél Machado/Sirlei Benetti)

 

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas