Imea prevê safra de soja do MT em 39 milhões de toneladas
O Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgou a primeira estimativa para a safra 22/23 de soja em Mato Grosso. A área aguardada para a próxima temporada no estado ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 21/22.
A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — nordeste, noroeste e norte.
No que tange à produtividade, a estimativa foi projetada em 58,62 sc/ha, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da safra 21/22. Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção. Por fim, a produção ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
As informações constam na Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.
Fonte e foto: Agência SAFRAS
Veja também:
Sol volta a dar as caras no Paraná
Chuva está destruindo as lavouras de soja no RS
Fertilizantes continuam sendo grande preocupação do agronegócio
Produtor rural ganha mais prazo para regularizar dívidas
Dificuldade na colheita reflete no preço da cebola