leite

Entenda o que tem causado o aumento no preço do leite

Débora Damasceno
Débora Damasceno
leite

#souagro| Se você esteve no mercado nos últimos meses deve ter percebido que o preço de muita coisa subiu. O leite é um desses produtos. Uma das causas principais para esse reajuste é o alto custo de produção que chega como reflexo no preço final do produto. Esses aumentos não foram sentidos apenas no Brasil, em países que não produzem leite e precisam importar o produto, a inflação passou dos 52%. No Brasil, esse aumento foi menor, mas o custo de produção para o produtor continuou subindo.

ASSISTA O VÍDEO: 

 

“Se o Brasil fosse importador de leite, durante esse período de dois anos de pandemia, o preço do leite e dos derivados na mesa do consumidor teria subido 52,1%, é isso que subiu no caso dos países que não produzem ou que tem que importar. Aqui no Brasil subiu no acumulado 24%. Mas para o produtor de leite, pra ele produzir leite o custo dele subiu 62,3%. Então hoje a gente está tendo uma situação muito complicada, não é por especulação que o preço do leite está subindo, porque, na verdade, o custo de produção está subindo mais do que o dobro do que o preço na mesa do consumidor. Então, a gente está tendo transferência de renda do produtor de leite, que não é uma pessoa rica, para a população”, detalha Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Esse aumento nos preços é muito generalizado em produtos básicos da mesa do consumidor. Para se ter um ideia, em um comparativo de abril de 2020 até abril de 2022, a carne bovina subiu 42,6%. O frango ficou 41,7% mais caro, o ovo de galinha 35% e o leite apresentou uma variação de 24% nos preços. A expectativa é de que o custo de produção do setor leiteiro baixe nos próximos meses.

“Se a gente comparar com outros produtos que são fundamentais também são básicos, olha o óleo de soja subiu 145,3% e o café 84,5%. Portanto, é uma elevação generalizada e nós no caso estamos na entressafra do leite. O custo da ração já deu uma estabilizada e a gente espera que nos próximos meses a gente tenha uma estabilidade e retração do custo de produção e também do preço ao consumidor”, finaliza Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Terra Viva)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas