Aumentar

Área plantada no Mato Grosso do Sul deve aumentar 85% até 2025

Ageiel Machado
Ageiel Machado
Aumentar

#souagro | Uma projeção feita pelo secretário de Estado de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul, deve aumentar 85% até 2025, chegando a 5 milhões de hectares plantados.

Representando o governador do Estado, o secretário da Semagro fez a abertura da 1ª edição da Ponta Agrotec, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de maio, na cidade de Ponta Porã, MS. De acordo com Verruck, as tecnologias são aliadas e ajudam a aumentar a produtividade.

 

 

A projeção é o equivalente a 85%, que deve aumentar em hectares de áreas plantadas, até 2025. “Mato Grosso do Sul tem buscado este caminho de forma sustentável. Fechamos este ano com área recorde de 2,7 milhões de hectares cultivados. Desde 2014 foram mais de 1 milhão de hectares em novas áreas de agricultura no Estado. Em 2025 vamos ter 5 milhões de área agrícola. Não temos nenhuma dúvida da ampliação da produção, dos insumos e equipamentos para atingir esta meta”, comentou.

 

Verruck relembrou os avanços nas pesquisas, na tecnologia e o papel preponderante destes setores para atingir a meta de produção mundial. “O Brasil pé líder em agricultura tropical e Mato Grosso do Sul adota desde 1980, as técnicas mais modernas de produção. Primeiro foi o plantio direto na década de 80, passando pela biotecnologia em 1990, a agricultura de precisão de 2000, em 2010 a agricultura digital e agora entramos na era em 2020, da agricultura 4.0”, enfatizou.

Painel debateu as perspectivas para o agronegócio. Foto: Kelly Ventorim

 

O secretário ainda destacou que Mato Grosso do Sul também é referências em outras tecnologias como sistemas integrados. “Mato Grosso do Sul é líder nacional na Integração Lavoura-Pecuária Florestas, além de produzirmos a carne orgânica, Carbono Zero. Tudo isso nos coloca na vanguarda nacional da agropecuária, preparando o Estado para o próximo passo que é chegar a  2030 como Carbono Neutro”, salientou.

De acordo com o secretário até 2050, segundo projeção da FAO, a população vai chegar a 9 bilhões de pessoas e será necessário aumentar a produção de alimentos em 70%. “Esta discussão é tão complexa que a Embrapa junto com o Governo federal mostra a necessidade que o Brasil tem no mundo de ampliar a produção de alimentos”, finalizou.

 

(Ageiél Machado com Semagro)

 

 

(Foto: Edemir Rodrigues)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas