luz

Depois do temporal, milhares de moradores continuam sem luz

Débora Damasceno
Débora Damasceno
luz

#souagro| O Paraná ainda enfrenta os reflexos dos temporais de ontem (22). Nesta manhã, milhares de pessoas permanecem sem luz e até mesmo sem água por conta da chuva forte.

Sobre a falta de energia elétrica, a Copel informou que 326 mil clientes então sem energia em todo o Estado. Por volta das 5h45, auge do temporal, esse número chegou a 473 mil. As regiões mais atingidas foram o Noroeste (agora com 216,4 mil clientes desligados) e o Oeste (agora com 53,4 mil desligados). Entre as cidades com maior número de clientes sem energia, no momento, está Maringá, com 65 mil clientes desligados. A ventania derrubou diversas árvores em cima da rede de energia da cidade. Painçandu e Mandaguaçu estão com cerca de 20 mil e 13 mil unidades consumidoras desligadas, respectivamente.

Em Maripá, uma das cidades mais afetadas no Oeste, 2,3 mil clientes permanecem sem luz. Cascavel está com 3,2 mil unidades consumidoras desligadas. Assis Chateaubriand chegou a 8 mil unidades consumidoras ontem, mas agora está com 168 clientes sem energia elétrica.

Mais de 700 profissionais estão trabalhando em todo Paraná para recompor a rede de energia elétrica danificada pelas fortes chuvas.

 

A Copel pede que os moradores mantenham distância de situações que possam oferecer risco, como fiação rompida ou postes quebrados. É possível comunicar a falta de luz pelo aplicativo da Copel, site www.copel.com, e pelo telefone 0800 51 00 116. Ou encaminhando uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras SL e o número da unidade consumidora.

Maringá – foto: Copel
Maringá – foto: Copel
Maringá – foto: Copel

z

 

Falta de água

Já sobre a falta de água, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) disse o abastecimento de água está comprometido em Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Ramilândia e Matelândia. Segundo a companhia, o problema foi causado pelos estragos na rede de energia elétrica deixados pelo temporal, é que sem, os centros de tratamento e distribuição não conseguem operar.

A Copel já está com técnicos trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia, mas ainda não há previsão de quando o trabalho vai terminar, pois o estrago foi grande. A expectativa é de que o abastecimento seja totalmente normalizado de forma gradativa.

 

 

ATUALIZAÇÃO 12H – Comunicado da Copel

Cerca de 1.000 profissionais da Copel estão trabalhando em todo Paraná para recompor a rede de energia elétrica danificada pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no fim da tarde de sexta-feira e se intensificaram durante a madrugada deste sábado (23). As regiões mais atingidas foram o Noroeste (agora com 156,8 mil clientes desligados) e o Oeste (agora com 29,5 mil desligados).

No momento, 221,7 mil clientes então sem energia em todo o Estado. Por volta das 5h45, auge do temporal, esse número chegou a 473 mil. Entre as cidades com maior número de clientes sem energia, no momento, está Maringá, com 54 mil clientes desligados. A ventania derrubou diversas árvores em cima da rede de energia da cidade. Paiçandu e Mandaguaçu estão com cerca de 28 mil e 13 mil unidades consumidoras desligadas, respectivamente.

A Copel reitera a orientação de se manter distância de situações que possam oferecer risco, como fiação rompida ou postes quebrados.

É possível comunicar a falta de luz pelo aplicativo da Copel, site www.copel.com, e pelo telefone 0800 51 00 116. Ou encaminhando uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras SL e o número da unidade consumidora.

Cidades do Oeste com desligamentos de energia (unidades consumidoras)

Cascavel – 1,2 mil
Guaíra – 5,5 mil
Itaipulândia – 2,4 mil
Maripá – 2 mil
Lindoeste – 1,8 mil
Jesuítas – 1,4 mil
Diamante do Sul – 1,3 mil
Guaraniaçu – 1,2 mil
Iracema do Oeste – 1 mil

 

No mapa abaixo é possível observar as rajadas de vento e também os acumulados de chuva em todo Paraná.

luz luz

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

(Fotos: reprodução redes sociais)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas