Paraná lidera número de casos de ferrugem asiática no Brasil

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=DhV_QU_U_v8

 

#SouAgro

Estamos em primeiro lugar em um ranking nada positivo em relação aos demais estados brasileiros. O Paraná é o campeão de casos de ferrugem asiática da soja, em levantamento recente apresentado pelo Consórcio Antiferrugem, a maioria deles registrado no oeste paranaense.
Em todo o Estado, são 86 casos da doença, presente em 53 municípios, uma realidade bem diferente da verificada na safra passada, quando ocorreram ao todo 71 casos e na safra de 2018, foram 58 casos. A situação atual é comparada a 2017, quando o Paraná contabilizou 113 casos de ferrugem.
De acordo com a pesquisa mais recente, os casos atuais encontram-se em Cascavel (7), Palotina (5), Guarapuava (5), Castro (5) e Candói (4). Os casos explodiram em quase todos os estados brasileiros, levando o País a registrar o maior número de casos da doença das últimas cinco safras. Nos primeiros 15 dias do ano, foram computados 192 casos.

Chuvas impediram
tratamento preventivo

De acordo com o engenheiro agrônomo Cesar Veronese, as condições climáticas verificadas no início do ano, notabilizadas pelas chuvas, foram muito propícias para a proliferação da ferrugem asiática da soja. “Em meados de fevereiro, quando era preciso realizar os tratamentos fitossanitários, não foi possível ser feito em tempo pelo produtor o tratamento fitossanitário”.
Para Veronese, que é presidente da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), o tratamento da ferrugem asiática é principalmente preventivo. “Quando os esporos já são detectados nas lavouras, fica muito complicado realizar o tratamento e o controle da doença na lavoura”.

Clique para assistir a reportagem.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas