AGRICULTURA

Os efeitos da geada nos quatro cantos do Brasil

21/07/2021 16:08

 

#souagro | Ledo engano quem pensa que as geadas do início desta semana restringiram-se apenas aos estados da região Sul. O Centro-Oeste do País também sofreu com as baixas temperaturas e com os danos provocados pelas baixas temperaturas no campo. As culturas mais atingidas foram as hortaliças.

No alto Tietê, em São Paulo, as hortaliças ficaram cobertas de gelo. De acordo com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, todos os produtores que cultivam a campo aberto, foram afetados de alguma forma, exceto às cultivadas pelo sistema de estufa. Ainda não foi possível contabilizar os prejuízos.

No sul de Minas Gerais, as geadas afetaram principalmente a cultura do café. A temperatura abaixo de zero provocou a quebra da cereja em diversas propriedades e devem impactar diretamente na questão envolvendo a qualidade dos grãos. “Em alguns casos não há necessidade, mas em outros casos em que a geada atingiu mais internamente a planta, há necessidade de um desponte ou até esqueletamento”, comenta o engenheiro agrônomo Adriano Rabelo.

Nem mesmo a produção de macadâmia escapou os efeitos devastadores da geada. “Nossa produção de macadâmia. O gerente da Fazenda Córrego das Pedras, em Minas Gerais, relata os danos provocados pelo frio. “Com certeza prejudicará a florada, causando perdas em viveiro, fazia tempo que não via uma geada tão forte assim”.

Mas nem sempre baixas temperaturas são sinônimo de severas perdas. Em Santa Catarina, por exemplo, as culturas de inverno foram favorecidas, além do controle de pragas, doenças e ervas daninhas, além de outras culturas como maçãs, pêssegos e uvas.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Terra Viva)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

se conecte com nossas
redes sociais :

Publicidade

Publicidade



Preencha o formulário,
entre em contato com a gente,
mande sua pergunta, sugestão de
pauta e se conecte com o rural.

    Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — todos os direitos reservados.