foto: elysios

Safra estadual de citrus é oficialmente aberta no RS

Emanuely
Emanuely
foto: elysios

O Rio Grande do Sul possui aproximadamente 8 mil citricultores e se destaca pela qualidade das frutas produzidas no Estado. Nesta segunda-feira (24/7), houve a 23ª edição da Abertura Estadual da Safra de Citros de Montenegro, na região do Vale do Caí.

A abertura da safra integra a programação da 16ª Festa da Bergamota Montenegrina que, desde a última sexta-feira (22/07), contou com uma série de atrações, de exposições de citros à mostra de maquinários agrícolas, passando por apresentações culturais e outras atividades.

“A cidade de Montenegro é um importante polo de produção da citricultura no Estado, com grande número de produtores rurais e indústrias que ajudam no escoamento da produção. O cultivo do citros tem papel importante no desenvolvimento do Estado e na formação do PIB gaúcho. E sabendo da relevância da cadeia produtiva, a Secretaria da Agricultura tem intensificado suas ações para impedir a entrada da doença Greening no Rio Grande do Sul”, destacou o assessor Rafael Cruz, representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) durante o evento.

Para esta safra em Montenegro projeta-se uma colheita de 54 mil toneladas de bergamotas, 5.500 toneladas de laranjas e 400 toneladas de limões. Atualmente são 3.300 hectares de pomares, sendo cerca de três mil destinados à produção de bergamotas, segundo dados da Emater/RS-Ascar.

20230724 103546

– – Foto: Divulgação

Ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, reforçou o empenho do serviço de Extensão Rural e Social em estar ao lado dos citricultores, mesmo em momentos de dificuldades, como nas recentes estiagens, mas também das cheias que assolaram a região no último mês. “Nosso diferencial é justamente essa capacidade de resiliência, de dar a volta por cima”, ponderou, mencionando os 25 mil hectares de citros plantados em todo o Estado.

Também estiveram presentes o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, o chefe da Divisão Agropecuária da Seapi, Paulo Lipp, o presidente da Câmara de Citricultura do Vale do Caí, Ivan Streit, além de secretários, representantes de entidades, técnicos e outros. A Abertura Estadual da Safra de Citros é uma realização do governo do Estado e Prefeitura de Montenegro, com apoio da Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro, Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região, Biocitrus e Ecocitrus.

(Com Agricultura.rs)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas