Foto: Gilson Abreu/AEN

Tradicional erva-mate de São Mateus do Sul se reinventa e ganha novos mercados

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Gilson Abreu/AEN

Maior produtor nacional de erva-mate, o Paraná está ressignificando o uso da planta que já foi o principal produto da economia do Estado, e cujo ramo estampa a bandeira estadual ao lado de um galho de araucária. O impulso veio com a certificação de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate de São Mateus do Sul, que compreende também a produção dos municípios de São João do Triunfo, Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul e Rebouças, localizados na bacia do Rio Iguaçu, na região Centro-Sul.

A IG foi concedida em 2017 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Matheus (IG-Mathe), após anos de trabalho e pesquisa para reunir a documentação que comprova o diferencial e a tradição da planta. A erva-mate da região de São Mateus do Sul é um dos 12 produtos tradicionais paranaenses certificados com a Indicação Geográfica e que estão sendo abordados na nova série de reportagens da Agência Estadual de Notícias (AEN).

As cidades paranaenses foram as primeiras a conseguir a IG da erva-mate, que posteriormente também foi concedida à produção do Planalto Norte de Santa Catarina. A iniciativa contou com apoio do Sebrae/PR, dentro do projeto Origens Paraná, com participação também da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

A certificação concedida aos produtos de origem considera as especificidades de sua produção ou da região de onde vem. Este é o caso da erva-mate de São Mateus do Sul, que conseguiu o registro na categoria Indicação de Procedência, que leva em conta o “terroir”, ou seja, que atesta que ela vem de um meio geográfico conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto.

Para ter o reconhecimento, as sementes, mudas e plantas de erva-mate precisam ter procedência dos ervais nativos da região e serem produzidas em áreas sombreadas pela floresta de araucária, cedro e imbuia. Atualmente, 30 produtores locais têm a certificação de IG.

A erva-mate está intimamente ligada à memória de São Mateus do Sul, que se tornou município em 1908, período de ouro da exploração do produto no Paraná. A planta nativa do Sul do País, já utilizada antes da colonização por indígenas guaranis, passou a ter grande saída pelo município, que funcionava como uma central de escoamento do produto através dos vapores que navegavam pela antiga hidrovia do Rio Iguaçu, que foi essencial para o sucesso do ciclo ervateiro paranaense.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas