Tornado é confirmado em três cidades gaúchas

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Tornado arrasou plantação de eucaliptos em Erval Grande | REDES SOCIAIS

Um tornado atingiu áreas rurais de pelo menos três municípios do Norte do Rio Grande do Sul na manhã de quarta-feira (4), durante a passagem de uma linha de tempestades severas pelo Estado.

A ocorrência foi confirmada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que identificou a passagem do fenômeno em pontos do interior de Erval Grande, Itatiba do Sul e Barra do Rio Azul.

Prefeitura se mobiliza para atender famílias da área rural

A confirmação considerou imagens e vídeos encaminhados por meio dos registros de ocorrências, além de dados do radar meteorológico de Chapecó, em Santa Catarina.

Os estragos também foram registrados no interior de Aratiba, município vizinho. Entretanto, a Defesa Civil informou que ainda não há elementos suficientes para confirmar se os danos nessa localidade foram provocados pelo mesmo tornado.

O tornado ocorreu em meio a uma sequência de tempestades que atingiu diferentes regiões gaúchas entre terça-feira (3) e quarta-feira (4). Além dos ventos intensos, foram registrados episódios de granizo, chuva forte, enxurradas, descargas elétricas, alagamentos e deslizamentos.

Em Santa Catarina, no Oeste do estado, um tornado atingiu ontem o município de Chapecó com muita destruição, especialmente na área do aeroporto, que sofreu pesados danos.

Quase 50 mil pessoas afetadas O balanço estadual da Defesa Civil, atualizado às 8h13 desta quinta-feira, contabilizava 135 ocorrências relacionadas ao mau tempo em 123 municípios gaúchos.

Os eventos afetaram 49.909 pessoas, enquanto 116 cidades comunicaram danos ou outras consequências. O levantamento apontava 25 feridos, 235 desalojados, 93 desabrigados e uma pessoa desaparecida.

Os danos materiais também eram expressivos, com 6.496 residências atingidas, das quais 2.140 tiveram destelhamentos, 107 registraram alagamentos e dez foram destruídas. A região Norte esteve entre as áreas mais atingidas pela instabilidade, que produziu tempestades severas e fenômenos associados a ventos extremos.

Os números são preliminares e podem aumentar à medida que as equipes municipais e estaduais atualizem os registros.

A Defesa Civil segue monitorando as condições meteorológicas e os impactos dos temporais, além de manter a emissão de alertas para orientar a população diante de novos episódios de tempo severo.

(Com METSUL)

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Notícias Relacionadas