Auditoria é realizada para manter as exportações de citros do Brasil para o continente

Emanuely
Emanuely

Auditores da União Europeia concluíram nesta quinta-feira (6) em São Paulo a auditoria sobre citros exportados pelo Brasil, iniciada há duas semanas. Acompanhados por equipes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, os auditores estiveram em propriedades rurais, portos e aeroportos para avaliar os procedimentos adotados pelo país antes de a carga atravessar o Atlântico.

Essa auditoria é periódica e foi programada. O objetivo é garantir o cumprimento e o atendimento aos requisitos sanitários exigidos pela Comunidade Europeia e manter as exportações de citros para o continente.

“A auditoria é importante para validar o sistema de certificação fitossanitária que o Brasil realiza”, explicou Eduardo Henrique Porto Magalhães, coordenador-geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Internacional da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, que acompanhou a reunião de encerramento com os dois agrônomos auditores da União Europeia na Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP).

Foram auditadas unidades de produção e unidades consolidadoras, também conhecidas como packing house. É nessas unidades que os produtos brasileiros são embalados, tratados e enviados para a exportação. O foco da auditoria foi em cancro cítrico e verrugose dos citros.

Até maio deste ano, o Brasil havia exportado quase 76 mil toneladas de laranja, limão e lima, movimentando cerca de US$ 70 milhões. O Estado de São Paulo exportou 44 mil toneladas de citros, que corresponderam a quase US$ 39 milhões.

O grupo esteve no porto seco em Bauru, no interior de São Paulo, por onde saem do país 60% dos citros produzidos no estado. Os auditores também estiveram no Porto de Santos e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas. O próximo passo é a preparação do relatório final, que deve sair nos próximos meses.

(Com MAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas