Foto: Julia Chagas/Seapi

Melhoramento de genética animal é tema de debate de Consulado Geral dos EUA no RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Julia Chagas/Seapi

Representantes da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e do Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, além de uma associação comercial sem fins lucrativos que atua com genética animal, debateram o espaço institucional do Consulado na Expointer 2023; e importação, exportação e melhoramento de genética animal.

Giovani Feltes, secretário de Agricultura afirmou que sempre é importante receber representações de outros países para discutir situações que envolvem interesses em comum, como sustentabilidade; absorção de carbono e a substituição por oxigênio; entre outras. “Falamos da importância em ter uma participação mais ampla dos Estados Unidos em uma feira importante como a Expointer. A troca de experiências e informações só fará com que a gente evolua ainda mais na preservação da natureza e na capacidade mais adequada das nossas diversas culturas e proteínas como um todo”.

O chefe de gabinete da Seapi, Joel Maraschin  contou que a conversa abrangeu projetos futuros, protocolos, exportação, troca de conhecimento no setor da irrigação, do sequestro e crédito de carbono, entre outras pautas. Segundo ele, esses assuntos serão trabalhados com o consulado para a Expointer e também nas relações bilaterais do Brasil com o país americano. “Vamos usar a feira como um palco de discussões sobre essas diferenças que há no setor de agricultura dos dois países”, destacou.

Maraschin disse que o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) será convidado para uma próxima reunião para elencar prioridades da cadeia produtiva animal. “Queremos ajustar os melhores temas a serem debatidos sobre bovinocultura, suinocultura, avicultura, além da área vegetal”.

Quanto ao melhoramento genético, Maraschin disse que é importante discutir, uma vez que há raças no Rio Grande do Sul que vieram da América do Norte. “Vamos promover esse debate com a cadeia produtiva, ouvir suas demandas relacionadas a esse tema também. A partir disso, promover mais encontros até a Expointer e fazer um grande evento durante a feira, onde o consulado vai promover palestras e debates”, pontuou.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas