Seminário apresenta informações sobre pesquisa com nutrição de tambaqui

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A busca por opções alimentares adequadas e que possam reduzir os custos de produção da criação de tambaqui, principal peixe nativo criado em piscicultura no Brasil, tem motivado diversas pesquisas avaliando ingredientes que possam ser interessantes para ração. Entre os estudos nesse enfoque, está sendo realizado o projeto de pesquisa “Nutrição para a produção sustentável do tambaqui: tolerância aos carboidratos, efeito poupador de proteína e uso de alimentos alternativos”.

A equipe desse projeto irá apresentar informações sobre as atividades desenvolvidas desde 2021 a 2023 e resultados alcançados, durante seminário no próximo dia 8 de maio, no período de 13h30 às 17h (horário Manaus) com transmissão on line. A participação é aberta a estudantes e pesquisadores que tenham interesse no tema.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Jony Dariki, que integra a coordenação do projeto, informa que essa pesquisa tem o objetivo de avaliar a habilidade metabólica do tambaqui em utilizar ingredientes ricos em carboidratos e dietas baseadas no efeito poupador de proteína com ingredientes convencionais e regionais, possibilitando o desenvolvimento de um pacote tecnológico sustentável para a produção do tambaqui (Colossoma macropomum).

O pesquisador Jony Dairiki cita que a alimentação corresponde à 70% dos gastos na produção de peixes e que essa pesquisa tem gerado informações que contribuem tanto para a cadeia produtiva do tambaqui e também para cadeias agroindustriais regionais a partir do aproveitamento de novos ingredientes potenciais, assim como contribuições significativas no entendimento do metabolismo de carboidratos em peixes. Além disso, os estudos propiciam o fortalecimento de uma rede de pesquisa colaborativa entre os estados do Amazonas e de São Paulo visam contribuir com a formação de recursos humanos qualificados nessa área científica.

A realização do seminário envolve as seguintes instituições: Centro de Aquicultura da Unesp – Caunesp; Embrapa Amazônia Ocidental ;  Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) ; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), por meio do campus Itacoatiara e Pró-Reitoria de Extensão ; e Programa de Pós Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

As inscrições podem ser feitas on line, gratuitamente, na página do evento AQUI

Haverá a apresentação presencial no auditório do Ifam de Itacoatiara (AM) e a transmissão on line para os inscritos, por meio da TV IFAM no link https://www.youtube.com/user/tvifamoficial

Programação :

13h30min: Abertura – Prof. Msc. Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza – Ifam campus Itacoatiara.

13h45min: Apresentação dos vídeos institucionais com as atividades desenvolvidas no projeto.

14h30min: Apresentações de trabalho feitas pelos pesquisadores vinculados ao projeto:

Prof. Dr. Leonardo Sussumu Takahashi – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP / CAUNESP.

Dr. Jony Koji Dairiki – Embrapa Amazônia Ocidental.

Prof. Dr. Érico Luis Hoshiba Takahashi – Universidade Federal do Amazonas – Campus Itacoatiara.

Dr. Lucas Pedro Gonçalves Junior – Pós-doutorando – Universidade Nilton Lins representando a Profa. Dra. Juliana Tomomi Kojina – Universidade Nilton Lins.

Prof. Msc. Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza – IFAM Campus Itacoatiara.

16h15min: Sessão de perguntas e respostas – moderador – Prof. Msc. Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza – IFAM Campus Itacoatiara

16h30min: Considerações finais e agradecimentos

(Com embrapa)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas