Foto: Assessoria

Uso de suplementação mineral aumenta lucratividade na pecuária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria

O uso de suplementação mineral aumenta lucratividade na pecuária. Os produtores olham cada vez mais para sua propriedade com um olhar mais empresarial. Além da produção, fatores como planejamento, meta e lucro ganham novo patamar de importância. O lucro na atividade de recria e engorda está inteiramente ligado ao aumento de produtividade com a diluição dos custos fixos.

O período das águas é um bom momento para intensificar a produção e alcançar maior crescimento da produtividade, no sentido de buscar produzir uma arroba mais barata, justamente pelo ganho vindo da pastagem custar menos. Algumas alternativas podem ser utilizadas para incrementar este ganho, como o fornecimento adicional de proteína aos animais.

Com este intuito, a equipe da Minerthal, juntamente com Diocélio Franco, proprietário da fazenda Baixadão, localizada no município de Santa Vitória (MG), elaboraram uma estratégia para potencializar o ganho de peso dos garrotes no período das águas (verão). O suplemento mineral proteico chamado “Proteico Águas” foi fornecido no cocho e, no decorrer de 86 dias, o consumo médio foi de 0,370 kg por animal/dia.

“A estratégia foi escolhida porque a época das águas é a hora que precisamos aproveitar a alta qualidade e oferta da forragem e fornecê-la aos animais”, afirma o Supervisor Técnico Comercial da Minerthal, José Luiz Oliveira.

Ainda, segundo o especialista, a época das águas é o momento de explorar o máximo desempenho dos animais, obtendo um ganho de peso ainda maior do que o conseguido apenas com a ingestão de forragem.

O resultado foi definido como surpreendente por Oliveira, pelo alcance de cerca de 1,200 kg de Ganho Médio Diário (GMD) durante o período. Este ganho de peso foi a média de dois lotes, de animais Nelore e anelorado, sendo o lote 1 com 45 animais, 81 dias de suplementação e GMD de 1,410 kg, e o lote 2 com 85 animais, 88 dias de suplementação e GMD de 1,100 kg.

José Luiz Oliveira explica que, diante da estratégia exposta, o importante é entender que a intensificação da suplementação da recria e engorda tem como resultados aumento da produção total de @, aproveitando melhor a área explorada, liberando área de pastagem para categorias mais leves. “Além disso, o resultado financeiro foi extremamente satisfatório, o produtor teve giro mais rápido do capital investido e conseguiu alcançar lucratividade no sistema de produção”, conclui.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas