Foto: Assessoria

Oferta de orgânicos ainda é insuficiente para atender a demanda no Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria

Você sabia que mesmo em crescimento, a produção de orgânicos está presente em apenas 1,28% das propriedades rurais do país? Pois é, apesar do Brasil se destacar como um dos principais mercados agrícolas globais, a oferta de orgânicos ainda se mostra insuficiente para uma demanda que só cresce.

Esse e outros dados foram publicados na revista científica “Desenvolvimento e Meio Ambiente”. O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para se ter uma ideia, entre 2003 e 2017, as vendas de produtos orgânicos quadruplicaram neste intervalo. Já em 2023, a previsão é de que o mercado movimente R$ 7 bilhões, segundo a Organis. Entretanto, o nicho depende significativamente de importações, indicando que a produção nacional de orgânicos não atende totalmente à demanda.

Diante desse contexto, empresas de tecnologia surgem como alternativa para facilitar o acesso da população aos orgânicos. Uma dessas representantes é a Diferente, startup que entrega alimentos orgânicos em domicílio, e que atende mais de 50 cidades em São Paulo e algumas regiões do Paraná.

Segundo Eduardo Petrelli, CEO da Diferente, “a intenção é consolidar a Diferente como uma forte aliada do setor agrícola brasileiro e incentivar o modelo natural de produção para ampliar a oferta e viabilizar a melhora da produtividade dos pequenos produtores rurais. Com isso, conseguimos colaborar também no combate ao desperdício nessa etapa da cadeia”.

A empresa, fundada em 2022, começou sua jornada buscando produtores de alimentos orgânicos que atendessem aos rigorosos critérios de qualidade e poderiam ser certificados. No entanto, a situação mudou drasticamente, e agora a empresa apoia mais de 200 agricultores, que estão ativamente procurando a Diferente devido aos resultados impressionantes alcançados por meio dessa parceria. “Recebemos cada vez mais contatos de produtores interessados em colaborar conosco”, acrescenta Petrelli.

Além do incentivo à alimentação saudável, a startup liderada por Eduardo está empenhada ainda em combater o desperdício. Para isso, está utilizando uma IA proprietária, que consegue identificar as preferências dos consumidores e ajudar no planejamento de plantio de pequenos produtores rurais. Ou seja, impacto de ponta-a-ponta!

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas