Livro traz 60 abelhas-sem-ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Para comemorar o Dia Mundial das Abelhas, 20 de maio, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a A.B.E.L.H.A., em colaboração com a Embrapa Meio Ambiente e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), lança o e-book Abelhas-sem-ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil, de autoria dos pesquisadores Cristiano Menezes, Denise Alves, Daercio Lucena e Eduardo Almeida.

A obra reúne a coleção das fichas catalográficas de 60 espécies de abelhas sem ferrão, selecionadas a partir do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio, em função de sua relevância para a meliponicultura. As fichas, que estão disponíveis no site da A.B.E.L.H.A., foram reunidas com o objetivo de auxiliar agentes ambientais, meliponicultores e outros interessados com informações básicas e promover o manejo sustentável das abelhas sem ferrão no Brasil.

“O material é de grande importância para levar informações sobre o manejo adequado de nossas abelhas sem ferrão, especialmente para que todos possam saber mais sobre as diferentes espécies e suas características. Estamos felizes com a realização dessa obra em uma parceria da A.B.E.L.H.A. com o ICMBio e com pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e USP”, afirma Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A..

Cada ficha é composta por aspectos da biologia e do comportamento, distribuição geográfica e imagens de espécies úteis para o seu reconhecimento e identificação. Sobre a biologia e o comportamento, são apresentadas informações de características do ninho, número de abelhas que compõem as colônias, distância máxima de voo, tamanho aproximado das operárias e outros aspectos gerais obtidos da literatura científica.

A distribuição geográfica de cada espécie reproduz as informações do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão e as imagens mostram operárias preservadas a seco e alfinete, fotografadas a partir de espécimes da Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP/USP. Grande parte das fichas também possui imagens de operárias vivas, que preservam sua aparência natural, e de entradas dos ninhos, outro atributo importante para o reconhecimento das espécies.

“A principal contribuição do livro é facilitar o acesso às informações sobre as abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura e ajudar em sua identificação. Trata-se de uma primeira fonte de consulta para que as pessoas consigam visualizar e reconhecer as espécies presentes no ambiente e na sua criação, auxiliando com as dúvidas mais frequentes”, destaca Cristiano Menezes, pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e um dos autores do e-book.

Além do compilado de fichas, a obra apresenta um capítulo assinado por Hannah Farinasso e Onildo Marini Filho, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Restauração Ecológica (CBC/ICMBio), sobre o desenvolvimento do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão e a metodologia usada para a escolha das espécies e distribuição geográfica presentes no Catálogo.

O e-book pode ser baixado gratuitamente em formato PDF AQUI

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas