Divulgação PF

Importação ilegal de agrotóxicos: quadrilha do Oeste do PR movimentou R$ 90 milhões

Liliane Dias
Liliane Dias
Divulgação PF

# SOUAGRO | A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (30), a Operação Gaia, que visa reprimir os crimes de importação irregular de agrotóxico, descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Foram mobilizados mais de 50 policiais federais para o cumprimento de 12 mandados de busca e quatro mandados de prisão preventiva, nas cidades paranaenses de Terra Roxa, Guaíra, Quatro Pontes e Palotina.

As atividades delituosas promoveram forte enriquecimento dos líderes da organização, permitindo a compra de imóveis, automóveis, dentre outros bens de elevado valor. Deste modo, além dos Mandados de Busca e Apreensão de de Prisão Preventiva, a operação tem como objetivo descapitalizar a ORCRIM, com a apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias utilizadas por eles.

Vale destacar que os agrotóxicos ilegais, que entram clandestinamente em território brasileiro, não possuem registro na Anvisa e contribuem para o aumento de riscos de intoxicação humana e contaminação ambiental, além de prejudicarem a livre concorrência com as empresas que comercializam os produtos licitamente.

As penas dos crimes investigados, somadas, podem chegar a mais de 26 (vinte) anos de prisão.

A palavra GAIA tem origem grega, sendo o nome dado a Deusa do Planeta Terra, sendo considerada a mãe-terra.

(Com Polícia Federal)

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas