Polícia Federal reprime contrabando de agrotóxicos e crimes ambientais

Emanuely
Emanuely

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28/6), a Operação Messis, para reprimir o contrabando de agrotóxicos de origem estrangeira e os crimes ambientais decorrentes do transporte ilegal desses produtos. Na ação, policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão no município de Torres/RS.

A investigação se iniciou com a delegacia da Polícia Civil de Camaquã/RS, a partir da apreensão de 350 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira em agosto de 2022. Posteriormente, a apuração foi encaminhada à Polícia Federal, por se tratar de matéria de competência da Justiça Federal.

Conforme as investigações, os suspeitos adquiriam os produtos no Uruguai para posterior comercialização no Brasil. As cargas eram transportadas em veículos acompanhados por “batedores“, para evitar a fiscalização.

Um dos investigados já foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos por contrabando, contabilizando mais de meia tonelada de agrotóxicos apreendidos em sua posse. Os demais suspeitos possuem histórico criminal por crimes como roubo e receptação e, um deles, é investigado por comercializar armas de fogo.

O nome escolhido para a operação significa colheita, em latim, e faz alusão à atividade agrícola e às consequências criminais do comércio ilegal dos defensivos agrícolas.

Se condenados, a soma das penas dos crimes de contrabando e do transporte de agrotóxico sem as exigências legais pode chegar a nove anos de reclusão.

(Com Gov.br)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas