foto: CNA

Com assistência correta, agricultor triplica resultados na produção de maracujá

Débora Damasceno
Débora Damasceno
foto: CNA

#souagro| Pedro José de Freitas decidiu por produzir maracujá há mais de 30 anos e nos últimos 24 meses viu a sua produção triplicar após se tornar produtor atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Em dois anos, a produção saltou de 200 para 600 pés de maracujá.

As frutas do Sr. Pedro são comercializadas nas feiras de quarta-feira e domingo, no município. “A gente aumentou muito a produção em pouco tempo. Mesmo assim, não sobram frutas e sempre tem procura”, afirmou Pedro.

 

Por orientação da ATeG, o fruticultor adotou novas cultivares que melhor se adaptaram à região. Atualmente, ele produz três: Solar, FB200 e FB300 e cedeu espaço em sua área para a avaliação de uma nova cultivar que será lançada em breve. “A Assistência me ajudou muito com a seleção de variedades de culturas que eu nem conhecia e que produzem muito mais do que estava acostumado”, destaca.

Segundo o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Eduardo Teixeira, entre os diferenciais das cultivares implantadas estão o maior poder produtivo e a precocidade. “As cultivares adotadas tem maior tolerância a insetos e pragas na região e elas ajudaram o produtor a se tornar destaque na região, na produção do maracujá”, afirma.

Após três décadas como produtor rural, Pedro não pretende passar muito mais tempo na atividade e já fez sucessores. Os filhos Maurício e Alfredo decidiram por cursar agronomia para contribuir com a propriedade. “Eles sempre me ajudaram desde pequenos e decidiram se profissionalizar no campo”, destacou o produtor.

Segundo o técnico de campo, o Senar-MT oferta conhecimento além da faculdade. “Os rapazes sempre estão se capacitando por meio de cursos ofertados pelo Senar-MT e Sindicato Rural e demonstram interesse em continuar o trabalho desenvolvido pelo pai”, explicou o técnico de campo.

(Com CNA)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas