Foto: KEVEN WILLIAN DE LIMA DUCATTI

Fotos do clima auxiliam no planejamento da lavoura

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: KEVEN WILLIAN DE LIMA DUCATTI

Você sabia que fotos do clima auxiliam no planejamento da lavoura? O produtor pode encaminhar as imagens pelo site ou app do Sistema FAEP/SENAR-PR. A ferramenta já reúne mais de 400 registros de municípios do Paraná e de outros Estados.

Ficar de olho no céu faz parte da rotina dos produtores rurais. Afinal, é preciso estar atento a qualquer mudança no tempo que possa interferir na produtividade das lavouras. Diante dessa preocupação, o Sistema FAEP/SENAR-PR conta com uma ferramenta de previsão do tempo em seu site (sistemafaep.org.br) e aplicativo, nos quais os agricultores têm acesso às informações em tempo real dos 5.568 municípios do Brasil.

A seção disponibiliza informações para um período que abrange 30 dias – tempo maior que a média de outros sites, que contam com dados de até 15 dias. Além de acompanhar a previsão do tempo, a ferramenta permite o envio de fotos do clima pelos usuários.

Sidnei de Souza Cruz – Tomazina/PR

Desde a implantação da funcionalidade, em 2022, já foram publicadas mais de 400 imagens, registradas em diversos municípios do Paraná e até mesmo em outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

fotos
Foto: Sérgio Munhoz – Santa Cecília do Pavão/PR

As fotos são publicadas diariamente e podem ser visualizadas no site e no aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, na seção Clima, abaixo do espaço com as informações de previsão do tempo.

Participação dos usuários

O produtor Márcio Rogério Precybelovicz, de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é o maior colaborador da seção Clima. Desde a implantação da ferramenta de envio de fotos pelos usuários, ele já enviou mais de 50 imagens. “Gosto de postar o clima e registrar os momentos bonitos da natureza”, diz. “É um hobby.

Sempre que possível eu faço os registros”, complementa o agricultor, que também costuma postar as fotos no status do WhatsApp e no Instagram.

fotos
Foto: PAULO ALVES – JAGUARIAÍVA/PR

Precybelovicz começou a enviar seus registros há um ano, em fevereiro de 2022. Ao entrar no site para baixar o certificado de um curso do SENAR-PR, o produtor descobriu o aplicativo e a possibilidade de enviar as fotos. Foi quando passou a acompanhar a previsão do tempo diariamente pelo aplicativo. “Em época de plantio, ajuda a saber sobre volumes expressivos de chuvas. Desta forma, posso jogar fertilizante antes. Em tempo de colheita, também acompanho, para poder me organizar”, aponta Precybelovicz, que planta soja, milho e feijão.

Foto: MÁRCIO ROGÉRIO PRECYBELOVICZ

O técnico do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR–Paraná) Matheus Ribeiro, de Salto do Lontra, na região Sudoeste do Estado, enviou recentemente seu primeiro registro, após descobrir a ferramenta em uma capacitação do SENAR-PR realizada com os agricultores do município. “O instrutor do curso mostrou o aplicativo e eu baixei, pois é muito interessante. Agora estou usando para acompanhar a previsão do tempo e as notícias”, conta.

Com isso, Ribeiro também passou a usar o aplicativo para auxiliar no dia a dia do seu trabalho, repassando informações da previsão do tempo para os agricultores que atende. “Ajuda bastante no manejo das lavouras. O compartilhamento das fotos ainda ajuda a divulgar a ferramenta e a manter os produtores atualizados sobre o clima”, afirma.

Com FAEP

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas