Foto: Redes sociais - Salto do Jacuí/RS

Geada preocupa: lavouras do RS amanhecem brancas e produtores podem ter grandes prejuízos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Redes sociais - Salto do Jacuí/RS

As lavouras de trigo do Rio Grande do Sul amanheceram brancas da geada neste fim de semana e também nesta segunda-feira, com média de 2ºC a 3ºC nesta manhã.

Na manhã deste domingo (27), cidades da Serra do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de zero ou muito próximas dele. Segundo a Climatempo, em São José dos Ausentes, chegou a fazer -2ºC. Os termômetros de Cambará do Sul indicaram -1,5ºC. De Vacaria, -0,9.

A condição de temperaturas baixas aliada à umidade permitiu a formação de geada em diversas dessas cidades, como é o caso de São José dos Ausentes.

Menores temperaturas registradas na manhã de domingo no Rio Grande do Sul

  • Porto Alegre: 5,9°C, mesma sensação
  • Bagé: 2,9°C, mesma sensação
  • Bento Gonçalves: 4,1°C, com sensação de -1,2°C
  • Cambará do Sul: -1,5°C, com sensação de -6,7°C
  • Cruz Alta: 4,2°C, com sensação de -0,7°C
  • Passo Fundo: 4,2°C, com sensação de -1,2°C
  • Rio Grande: 4,9°C, com sensação de 1,1°C
  • Santa Maria: 4,3°C, com sensação de 0,7°C
  • Uruguaiana: 7,4°C, com sensação de 2,9°C
  • Vacaria: -0,9°C, com sensação de -6,5°C

De acordo com a Climatempo, essa condição climática deve se estender pelo menos até terça-feira (29). A causa é uma massa de ar polar que afeta principalmente as regiões Central, Norte e Sul do estado.

O fim de semana trará uma onda de frio intenso às áreas produtoras do sul do Brasil, com o risco iminente de formação de geada. A partir da madrugada deste sábado (26), um ar polar de baixas temperaturas está previsto para avançar sobre o estado do Rio Grande do Sul, aumentando as chances de geada em regiões destacadas nas manchas em azul e branco conforme indicado na imagem abaixo.

No entanto, esse sistema frio e intenso não ficará restrito ao Rio Grande do Sul. Durante domingo (27) e segunda-feira (28), é esperado que ele se estenda para Santa Catarina e Paraná, ampliando a área de risco para geadas em toda a região sul do país nos próximos dias.

A situação preocupa especialmente os setores agrícolas do sul gaúcho. As lavouras de trigo e tabaco na região sul agora enfrentam a ameaça adicional das geadas.

A partir da terça-feira (29), uma tendência de aumento gradual nas temperaturas é esperada para todas as regiões afetadas. No entanto, até que isso ocorra, é essencial que os agricultores estejam vigilantes e tomem as medidas adequadas para proteger suas plantações.

Confira as fotos da geada no RS:

Na região Sul, Santa Catarina teve nesse domingo o segundo dia consecutivo de temperaturas negativas. Depois de uma semana com máximas que ultrapassaram os 38ºC.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no Vale do Caminho da Neve, localizado a  três quilômetros de São Joaquim, o frio atingiu seu ponto máximo. As temperaturas alcançaram mínima – 4,6ºC e teve geada com temperaturas abaixo de zero. Cidades da Serra do Rio Grande do Sul também amanheceram cobertas de geada.

Segundo a Climatempo, em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram – 2ºC. Nos próximos dias, as temperaturas seguem baixas nos dois estados e mais ocorrências de geadas são esperadas até terça-feira (29).

A tendência é que a temperatura só começa a subir depois de quarta-feira (30), mas o frio deve continuar.

Em São Paulo, no sábado, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura registrou a tarde mais fria do ano com média de 14,8°C.

O domingo também foi de baixas temperaturas e a Defesa Civil mantém a cidade em estado de atenção. Entre a noite de sábado e a manhã de domingo, 857 pessoas em situação de rua foram acolhidas e encaminhadas a abrigos. Mais de 3.000 cobertores foram distribuídos,

Além do frio, o alerta para a região Sudeste fica por conta da chuvas que terão volume atípico para o mês de agosto.

O litoral de São Paulo, o litoral sul do Rio de Janeiro e mesmo as duas capitais podem receber o dobro de chuva que seria normal para o mês. Essa chuva forte e volumosa também vai atingir o Espírito Santo e o sul da Bahia.

Com Agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas