Foto: Vanderlei Bertolino - Dia virou noite em Barão, Rio Grande do Sul

Alerta: novo ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Vanderlei Bertolino - Dia virou noite em Barão, Rio Grande do Sul

Um novo ciclone extratropical que vai se formar na costa do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (26) e a quarta (27) ajuda a intensificar a instabilidade que atua sobre o estado há dias. E já amanheceu como noite no Rio Grande do Sul, com chuva e escuridão em algumas cidades. Conforme a Climatempo Meteorologia, o fenômeno se forma sobre o mar e reforça os temporais.

O alerta é para Região Metropolitana, Sul, Leste, Litoral e Norte do RS. O Vale do Taquari, afetado pela passagem do ciclone no início do mês, também pode registrar tempestades e ventanias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta válido para toda a terça indicando possibilidade de chuva volumosa e vento forte em quase todo o estado. De acordo com o instituto, pode haver ainda queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Na quarta, o ciclone se afasta, segundo a Climatempo. A chuva dá uma trégua em parte do estado, mas as estabilidades prevalecem no Litoral Norte, Extremo Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, com chance de pancadas de chuva intercaladas pelo sol. No Norte, o tempo fica aberto de manhã e chuvoso à tarde.

Defesa Civil mantém alerta

A Defesa Civil do RS emitiu dois alertas na segunda-feira (25), com vigência de 24h cada. Um é para chuvas intensas com volumes elevados, com riscos de cheias em arroios, rios pequenos e enxurradas para Região Metropolitana, Litoral Norte e parte da Serra. O outro é para o risco de inundação do rio Caí.

A Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio de seus coordenadores regionais no Vale do Taquari e Vale do Caí, notificou, nesta segunda-feira (25/9), 20 prefeituras dessas regiões a respeito dos alertas hidrometeorológicos referentes à previsão do tempo nos próximos dias.

De acordo com a equipe da Sala de Situação do Estado, o prognóstico para segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27/9) no Rio Grande do Sul é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva. Esse eventos podem ocasionar transtornos associados, como inundações e danos materiais.

No Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.

No Vale do Caí, receberam a notificação Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real.

Na quarta-feira (27/9), a chuva persiste, principalmente no Nordeste, região dos Vales e Litoral Norte, mas com volumes menores em comparação aos dias anteriores.

“Os órgãos municipais receberam as informações para que as Defesas Civis de cada cidade possam, se necessário, acionar os seus Planos de Contingência e adotar medidas preventivas de minimização dos impactos decorrentes dos transtornos associados às fortes chuvas”, explica o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

É essencial que as populações dessas cidades sejam informadas pelo Executivo municipal dos riscos presentes em seus territórios, locais de segurança e abrigos públicos, bem como de canais de comunicação disponíveis para as pessoas acionarem a Defesa Civil da cidade em caso de necessidade de auxílio.

Com Agências e Sabrina Ribas/Ascom DC, do governo do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas