Biblioteca Digital do Ministério da Agricultura e Pecuária já está disponível

Emanuely
Emanuely

Com objetivo de organizar documentos que contam a história da agropecuária brasileira ao longo dos anos e disponibilizados de forma ampla, em consonância com o movimento de livre acesso à informação, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou  a Biblioteca Digital. Além de armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos, a ferramenta contribui como apoio à pesquisa e preservação da memória institucional.

De fácil acesso, a Biblioteca Digital é um espaço para consulta e compartilhamento de informações públicas produzidas não só no âmbito do Mapa, mas também aquelas produzidas em parcerias e convênios resultantes de estudos e conclusões de cursos em formato digital. A partir de agora, toda a produção intelectual da pasta pode ser depositada e mantida em um Repositório Institucional acessível aos públicos interno e externo via Web, desde que seja devidamente convertida e organizada em formato digital.

Ao pesquisar, os interessados vão encontrar materiais de temas diversificados, como agronegócio, agricultura familiar e cooperativismo, ciência e inovação, defesa agropecuária, florestas, política agrícola, segurança alimentar, entre outros assuntos. Além disso, o leitor pode ficar atualizado logo ao ingressar na plataforma, pois ela disponibiliza um espaço para os novos documentos depositados.

“É mais uma forma de aproximar as pessoas da informação e do conhecimento produzidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Nossa intenção é que toda produção intelectual do Ministério fique guardada e organizada em um só lugar, facilitando a recuperação da informação “, comemorou a coordenadora-geral da Biblioteca Nacional de Agricultura, Neuza Arantes Silva.

Acessar documentos digitalmente traz inúmeras vantagens para os leitores, uma delas é que as obras publicadas na biblioteca são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras. A coleção digital contém publicações, em texto integral, de livros, obras raras, artigos de revista, produção intelectual de servidores do Ministério, entre outros documentos.

“Todos nós sabemos que, hoje, o mundo digital é um mundo presente em nossas vidas, as novas tecnologias impactam a cultura e, portanto, os livros digitais representam uma nova forma de experiência, uma nova forma de acessar informações, de acessar o conhecimento e de ampliar as possibilidades de acesso a conteúdos que são relevantes. Desta forma, a Biblioteca Digital do Mapa foi construída como forma de fortalecer as áreas que produzem materiais informacionais, como livros, cartilhas, artigos técnicos de todas as áreas do Ministério e, além disso, garantir à população uma nova experiência no acesso à leitura”, disse a coordenadora.

A gestão da Biblioteca Digital é feita pela Binagri, com a colaboração das demais áreas do Ministério. A Binagri possui um dos acervos mais completos da América Latina especializado nas áreas de Agricultura e Pecuária, composto por mais de 450 mil volumes. Desde sua fundação em 1909, a biblioteca tem desenvolvido várias ações para geração de produtos e serviços que atendam às demandas específicas de informação da comunidade usuária, assegurando a democratização e o livre acesso ao mais completo repositório do setor agrícola do Brasil.

Quem pode publicar

Os autores interessados em publicar na Biblioteca Digital devem preencher o Termo de Autorização para Publicação na Biblioteca Digital do Ministério da Agricultura e Pecuária e seguir as instruções inseridas no próprio documento.

Os trabalhos devem ser de autoria própria e reportar-se sobre Ciências Agrárias e afins ou seja: Produção Vegetal; Produção Animal; Defesa Animal; Defesa Vegetal; Pesca; Solo; Florestal; Engenharia Agrícola; Nutrição Animal; Nutrição Vegetal; Nutrição Humana; Poluição; Economia agrícola; Estatística Agrícola

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência exclusiva da Biblioteca Nacional de Agricultura. Não serão objeto de seleção trabalhos de instituições que não estejam vinculadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Conheça a Biblioteca Digital.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas