foto: divulgação

Dois novos casos de raiva animal foram confirmados em Cascavel

Emanuely
Emanuely
foto: divulgação

 #sou agro| A Agência de Defesa Agropecuária no Paraná confirmou dois novos casos de raiva animal nessa semana em Cascavel.

Um cavalo e uma vaca morreram contaminados pelo vírus na Linha Velha, interior do município. De acordo com a Adapar, outros animais da propriedade já estavam morrendo, mas esses dois foram confirmados como raiva.

Produtores que notarem animais com os sintomas devem comunicar a Adapar. É o terceiro caso no município este ano e mais de 20 no estado.

Orientação

Conforme orientação da Adapar, a vacina é a única arma eficaz para a prevenção da doença. O fato de fazer o controle dos morcegos, não vai impedir o vírus de circular, tampouco mudar o hábito alimentar desses morcegos que sobrevivem exclusivamente de sangue. Embora essa vacina não seja obrigatória, seu custo (menos de R$ 2 a dose) é infinitamente inferior ao valor de uma cabeça de gado.

O correto é aplicar uma dose a partir dos três meses de idade, fazer um reforço após 21 a 30 dias e revacinar anualmente os animais. “Também é importante fazer um alerta para os produtores não pegarem os morcegos, pois além de serem animais protegidos pela legislação animal, têm o hábito de se lamber para a higienização, como os gatos e se estiverem contaminados com o vírus da raiva, a pessoa ao tocar um morcego, pode se contaminar também”, explica Elzira Pierre. Os servidores da Adapar são treinados e vacinados contra a raiva para poderem trabalhar com o controle dos morcegos hematófagos e com os animais doentes.

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta andar cambaleante, paralisia, sialorreia (produção excessiva de saliva) e opistótono (estado de distensão e espasticidade grave, no qual a cabeça, pescoço e coluna vertebral de um indivíduo formam uma posição em arco côncavo para trás).

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas