Embrapa apresenta tecnologias inovadoras em comemoração aos 50 anos

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A Embrapa estará na 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas no mundo, de 01 a 05 de maio de 2023, em Ribeirão Preto, SP. No ano de comemoração de seus 50 anos, participa com seis Unidades e 16 tecnologias, produtos e serviços, incluindo lançamentos, para o produtor rural, seja ele agricultor familiar ou grande empresário, de diferentes cadeias produtivas.

Assim, a Empresa vem mantendo sua tradição e compromisso com a sociedade de desenvolver e apresentar opções tecnológicas diversificadas ao homem do campo, levando algumas de suas principais tecnologias de incremento à agricultura sustentável.

Alimentos

Abelha-sem-ferrão – A Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.

A Kombee da A.B.E.L.HA. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas) com a qual a Embrapa mantém parceria no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão, estará na feira com abelhas nativas para mostrar a Multiplicação de colônias de abelhas-sem-ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.

Solução tecnológica inovadora para o sistema de multiplicação e manejo de colônias de abelhas-sem-ferrão (Scaptotrigona depilis), conhecida popularmente no Brasil como mandaguari. Permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês, a partir de uma única colônia.

Possibilita a produção de colmeias em escala comercial, para uso na polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, e também disponibiliza o serviço de aluguel de colmeias para a polinização de lavouras, que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que representa um risco aos trabalhadores rurais e não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.

Mais informações: https://abelha.org.br/tag/kombee/

Cultivares de amendoim – Três cultivares de amendoim de alta produtividade e adaptadas ao cultivo mecanizado em grande escala serão lançadas pela Embrapa durante a Agrishow 2023. As novas cultivares são direcionadas ao consumo de mesa e à indústria de alimentos e se destacam pelo alto teor de ácido oleico (acima de 75%), os grãos conservam suas qualidades por maior tempo depois da colheita, garantindo maior vida útil de prateleira. A avaliação do teor de óleo oleico nas variedades de amendoim foi realizada pela técnica de ressonância magnética nuclear (RMN). Na Agrishow, o aparelho SpecFit fará análise em tempo real de amostras das cultivares.

A BRS 421 OL possui ciclo tardio, em torno de 140 dias, com manejo adequado, pode atingir uma produtividade média de 5.100 kg/ha. Tem como diferencial os grãos de formato alongado e grandes, com 70% de retenção na peneira 38/42, o maior tamanho do mercado. É ideal para consumo in natura com ou sem película (blancheados), grãos tostados (snacks) e alimentos industrializados à base de amendoim, como doces, confeitados, entre outros.

É indicada para cultivo nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará e Pernambuco. Mais informações: Amendoim – BRS 421 OL

BRS 423 OL possui ciclo médio (125 dias) e produtividade média de 5.200 kg/ha, com manejo adequado, com semeadura no início da safra. É moderadamente tolerante à mancha anelar, porém é suscetível às cercosporioses, exigindo manejo eficiente para alcançar o seu elevado potencial produtivo. Os grãos são de tamanho médio/grande de formato mais arredondado, com distribuição predominante nas peneiras 38/42 e 40/50, permitindo o destino dos grãos para os mercados de in natura e confeitos de grãos inteiros (mercados interno e externo) e de outros produtos à base de amendoim (paçoca, pasta, doces, etc).

É indicada para cultivo nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a cultivar é direcionada ao plantio no início do período chuvoso. Mais informações: Amendoim – BRS 423 OL

BRS 425 OL foi selecionada pelo seu excelente desempenho em situações de plantio tardio ou quando o manejo fitossanitário é deficiente. Possui ciclo de 135 dias, e produtividade média de 5.100 kg/ha de produtividade com manejo adequado. A cultivar se destaca pela alta rusticidade, com resistência parcial às cercosporioses e tolerância à mancha anelar.

Os grãos são de tamanho médio e arredondados, com predominância nas peneiras 40/50, atendendo aos mercados de produtos drageados (revestidos), pasta, paçoca e óleo vegetal. É recomendada para cultivo em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, Ceará e Pernambuco.

(Com EMBRAPA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias