Gripe aviária na Europa ameaça preços globais

A gripe aviária está se espalhando rapidamente na Europa, com o maior número de países em pelo menos uma década relatando surtos iniciais, levantando preocupações sobre uma repetição de crises passadas que levaram ao abate de dezenas de milhões de aves e ao aumento dos preços dos alimentos.
A disseminação da influenza aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, é uma preocupação para os governos e para o setor avícola devido à devastação que pode causar aos lotes, à possibilidade de restrições comerciais e ao risco de uma nova pandemia.
FAEP adere às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
A doença, disseminada principalmente pela migração de aves selvagens, causou 56 surtos em dez países da UE e na Grã-Bretanha de agosto a meados de outubro, principalmente na Polônia — o maior produtor de aves da UE –, Espanha e Alemanha, informou o órgão de vigilância da saúde animal da França, a ESA.
Essa é a primeira vez que a doença se espalha para dez países tão cedo na temporada em pelo menos uma década, embora o número total de surtos permaneça menor do que em 2022, quando o bloco registrou a pior crise de gripe aviária da história.
No ano passado, foram registrados 31 surtos em nove países durante o mesmo período.
(Com Forbes Agro)











