Foto ilustrativa: reprodução

Paraná: 120 mil hectares não serão plantados com milho

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto ilustrativa: reprodução

A gente mostrou aqui que a colheita da soja atrasou por conta da chuva, que o plantio do milho demorou e que apesar das tentativas, o governo não liberou mais prazo para colocar a semente no campo dentro do período de zoneamento, para não prejudicar os produtores.

Isso tudo fez com que muitos agricultores não arriscassem e segundo revisão feita pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da área plantada no Paraná neste mês, a redução apontada é de 120 mil hectares que não serão plantados com milho. E com menos área, menor a produção.

“O plantio fora do período ideal aumenta o risco de problemas climáticos, maior seca e, eventualmente, geada e frio. Mas aumentar o risco não significa que vai acontecer algo. No momento, as lavouras plantadas no Paraná têm ótimas condições de campo, chuvas regulares e temperaturas altas”, explica Edmar Gervásio, analista de milho e soja do Deral Paraná.

Sobre a falta de garantia do produtor que plantou fora do zoneamento, ele diz que o assunto é subjetivo. “Cada produtor pode optar ou não por seguro. O zoneamento é uma referência para seguro público. O agricultor pode pagar um prêmio maior e estar segurado mesmo plantando fora do período ideal. Isso é relação comercial”, complementa.

Com relação à segunda safra, o plantio está na reta final, atingindo nesta semana 93% da área total, estimada em 2,52 milhões de hectares.

Possivelmente parte dessa área ou sua totalidade migrará para cultura do trigo.

Com informações do Deral

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas