Foto: internet

Chuva acima da média prejudica colheita de soja

Emanuely
Emanuely
Foto: internet

#sou agro| Mesmo com um pouco de trégua da chuva sobre o Estado do Paraná, as condições climáticas dos últimos dias têm afetado a colheita da soja, que está ocorrendo de forma mais lenta. A informação é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (07).

Na região Oeste, algumas lavouras dessecadas têm apresentado grãos brotados e plantas apodrecidas, resultando em perdas para os produtores. Além disso, o excesso de chuvas tem impedido o plantio da 2ª safra de milho, preocupando os agricultores, já que em alguns municípios a janela de plantio se encerrou em 28 de fevereiro. No entanto, há expectativa de que as condições climáticas melhorem nos próximos dias, permitindo a intensificação das atividades de colheita e plantio.

boletim
foto: deral

Região Sul 

Na última semana, a região enfrentou chuvas constantes, mas os produtores aproveitaram os momentos de tempo bom para aplicar defensivos na soja e continuar a colheita de feijão, milho, batata, tomate e soja precoce. Apesar das dificuldades causadas pelas chuvas, a colheita da batata da safra anterior foi boa e os agricultores já estão trabalhando na próxima safra. Há certa preocupação com os custos da lavoura, que são considerados altos, mas ainda assim o cultivo deve ser lucrativo.

No Vale do Ribeira, os produtores de tangerina ponkan estão otimistas em relação à safra, pois os pomares estão carregados. Espera-se uma boa safra e já estão sendo feitos contatos com potenciais compradores, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como é comum entre fevereiro e abril. Embora a umidade acima do ideal tenha afetado a colheita de soja e milho na semana anterior, as condições melhoraram no início desta semana e os trabalhos começaram a acelerar. As médias de produtividade continuam acima do esperado, mas os técnicos de campo alertam que a produtividade das lavouras de soja mais tardias deve cair um pouco, em razão da forte incidência de ferrugem e mofo branco, agravada pela dificuldade em controlá-los com pulverizações, devido às recorrentes chuvas. Mesmo assim, espera-se uma produção recorde nesta safra. O milho, que teve problemas no início, se recuperou e vem apresentando boas produtividades.

Com as boas perspectivas de produção nesta safra, há preocupação com a armazenagem de grãos. Empresas com deficiência de armazenagem estão entrando em contato com outras empresas, públicas e privadas, em caso de necessidade de mais espaço para armazenar sua produção.

Sudoeste

As condições climáticas dos últimos dias têm afetado a colheita da soja, que está ocorrendo de forma mais lenta. Apesar da alta umidade nos grãos colhidos, apenas as áreas plantadas mais cedo apresentam produtividade abaixo do esperado. No geral, espera-se uma produtividade final ligeiramente acima do estimado inicialmente. Em relação ao milho, é esperada uma queda na produtividade devido a problemas no início do desenvolvimento da cultura, mas não tão ruim quanto se previa. Muitos produtores não conseguiram plantar as culturas de 2ª safra, resultando na diminuição das áreas de milho e feijão. As áreas plantadas estão se desenvolvendo bem inicialmente, beneficiadas pelas boas condições de umidade, mas é necessário fazer uma avaliação mais precisa para determinar o tamanho efetivo das lavouras.

Confira o boletim completo e a análise de todas as regiões AQUI

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas