foto: blog.broto

Mesmo com danos da cigarrinha, safra de milho deve ser uma das mais produtivas da história do PR

Emanuely
Emanuely
foto: blog.broto

Na região oeste do Paraná, com o clima úmido até então, as lavouras de milho têm retardado a maturação, postergando ainda mais a colheita. O efeito cigarrinha continua sendo o principal fator de queda de produtividade. Apesar disso, o fechamento da safra deverá registrar uma das melhores médias de produtividade. É o que aponta o último boletim divulgado pelo DERAL (Departamento de Economia Rural).

A colheita deve acelerar daqui para frente, conforme as condições climáticas permitirem. Com o tempo firme, a cultura de feijão deverá ter a colheita encerrada nos próximos dias, com a produtividade dentro da estimativa inicial.

O trigo está com bom potencial e foi beneficiado pelas chuvas, pois estava precisando de água para um melhor desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos. Os dias quentes e úmidos não são adequados para a cultura, e há alguns municípios com maior incidência de bruzone. Pontualmente, lavouras com a formação de grão mais avançada ficaram acamadas em função dos fortes ventos, e dificilmente terão recuperação.

Sul

A colheita da cultura da batata 2ª safra, com área reduzida, apresentou produtividade dentro do esperado e bons preços para os agricultores. Apesar do excesso de umidade no solo, a dessecação e a colheita foram realizadas de maneira satisfatória.

Lavouras de repolho, mandioquinha salsa, camomila e outras hortaliças e frutas da época também foram colhidas ao longo da
semana. A colheita do feijão foi praticamente finalizada, com produtividade média dentro do esperado.

O milho de 2ª safra está apresentando um bom desenvolvimento, com as lavouras nas fases de frutificação e maturação. Porém,
devido ao atraso no plantio, alongamento de ciclo e demora na perda de umidade, grande parte ainda não foi colhida.

O plantio de cereais de inverno, que estava em atraso devido à chuva, acelerou e deve ser finalizado em breve. As lavouras de Trigo e Cevada estão em sua maioria em estágio vegetativo, e em boas condições de desenvolvimento. Os agricultores seguem realizando os monitoramentos e os tratos culturais necessários, sendo a maior preocupação com as doenças, devido à umidade na semana anterior.

A condição fitossanitária é boa até o momento, com alguma incidência de oídio, mancha foliar e ferrugem, mas nada que comprometa seriamente as lavouras.Outras culturas de inverno, como Aveia, Centeio e Cebola, também estão se desenvolvendo em boas condições.
Os agricultores já estão recebendo ofertas de contrato de venda de soja para a próxima safra.

Confira o boletim completo AQUI.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas