Colheita de feijão avança no Oeste do Paraná

Emanuely
Emanuely

Após precipitações, a estabilidade voltou e favoreceu a colheita do feijão na região Oeste do Paraná. O registro de precipitações generosas ajudou a aliviar a preocupação anterior com a falta de umidade necessária para o pleno potencial do milho, que está majoritariamente na fase de floração e frutificação.

As condições de desenvolvimento são normais e as primeiras lavouras estão entrando em maturação. O trigo está quase completamente semeado, na fase de desenvolvimento vegetativo (D.V.), com a maioria das plantas em condições normais de crescimento, também beneficiado pelas chuvas. Quanto à batata da 2ª safra, o plantio já foi concluído em sua totalidade, e a cultura está apresentando ótimas condições em pleno desenvolvimento vegetativo.

Sul

A colheita do feijão 2ª safra está chegando ao fim, apesar de ter sido paralisada durante as chuvas. Porém, com uma produtividade abaixo do esperado devido às condições climáticas adversas e às doenças que afetaram bastante as lavouras. Isto tem impactado a lucratividade, pois soma-se às recentes quedas nos preços.

A colheita de batata segue de forma lenta, mas espera-se que se intensifique assim que mais áreas completem o ciclo de maturação. A produtividade está um pouco abaixo das estimativas iniciais em algumas regiões devido à falta de chuvas durante o período de formação
dos tubérculos.

Embora algumas sejam irrigadas, os produtores relatam que a cultura responde melhor às chuvas naturais. A colheita de batata-salsa começou na região, e a produtividade está sendo considerada boa, proporcionando rentabilidade aos produtores. A área dedicada a essa cultura está aumentando na região.

Confira o boletim completo AQUI

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas