foto: internet

Contra gripe aviária: Oeste do PR une forças para prevenir doença

Emanuely
Emanuely

#sou agro| O estado de alerta devido aos casos de gripe avíária continua em vários países. No começo do mês, a Argentina suspendeu as exportações devido ao caso confirmado.

Mesmo sem nenhum caso confirmado no Brasil e no Paraná, é preciso intensificar as ações de prevenção. Por isso, na quinta-feira (09) às 14h, será realizada na AMOP, uma reunião que irá discutir estratégias para o enfrentamento da influenza aviária.

“A nossa região está sendo rodeada por inúmeros casos de influenza avária e isso é preocupante, pois, somos uma grande produtora de frango, e se algum caso seja confirmado, isso será drástico para os resultados que nós teremos. Pensando nisso, no dia 09 teremos uma reunião na AMOP sobre o que deve ser feito para tentar minimizar esse problema ou resolver o problema se acontecer na região.” afirmou o Paulo Cezar Vallini, Coordenador da Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do POD.

Durante a reunião serão criadas estratégias baseadas no plano de contingência que o Estado já tem. “Iremos discutir o que nós podemos fazer: Qual o papel de toda a sociedade, das empresas, se acaso aconteça alguma coisa. Eu convido a todos que estão nesse setor avícola que participe.” acrescentou Cezar Vallini.

Casos na Argentina

Até o momento,25 casos foram confirmados, distribuídos nas seguintes províncias: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Rio Negro, 2 em Santa Fé, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta.

Ações ADAPAR

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) intensificou as ações interestaduais, em parceria de forças de segurança, para monitorar o trânsito de animais.

O principal foco é fazer fiscalização nas fronteiras com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Intensificaremos as abordagens nos nossos postos e em barreiras volantes. São blitz com apoio da polícia. Este trabalho já é realizado, mas por conta do alerta ocorrerá em maior número”, explicou Allan Pimentel, gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas