Atraso no desenvolvimento das culturas de verão afeta plantio de 2ª safra em regiões do PR, aponta Deral

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O atraso no desenvolvimento das culturas da 1ª safra nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná vai fazer com que a colheita extrapole o período de zoneamento do plantio da 2ª safra nessas regiões, principalmente a do milho, que deve ter queda acentuada de área. O apontamento é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (16).

Segundo informações do Deral, além do atraso na semeadura, o ciclo ficou mais longo por conta das temperaturas abaixo da média enfrentadas principalmente pelas lavouras semeadas na época de setembro, por conta da chuva itensa e até do friozinho que fez na região.

Para o feijão, que o zoneamento vai até fim de fevereiro, a perspectiva é um pouco melhor, mas muitos produtores não decidiram o que fazer e aguardam a conclusão da 1ª safra para tomar suas decisões.

Ainda nestas regiões, as chuvas do início de janeiro trouxeram uma melhora aparente no campo e criou otimismo entre os produtores. Mas mesmo com a melhora das condições das lavouras, nas áreas de soja plantadas em setembro a quebra é visível.

Com relação ao feijão, a colheita está avançada na região, mas em muitos municípios como Pato Branco, por exemplo, o feijão colhido servirá apenas como semente, por conta da devastação das lavouras com a chuva intensa.

Andamento da safra

No Paraná, a colheita de feijão alcançou 38%. E a da batata primeira safra 74%. Em todo Paraná, apenas 1% do milho segunda safra foi plantado nas lavouras.

Confira o andamento da safra no Paraná:

Confira o boletim completo AQUI.

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas