Foto: AEN

Durante voo de helicóptero, polícia do PR flagra crime ambiental

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: AEN

#souagro| Um crime ambiental foi flagrado enquanto os policiais sobrevoavam áreas de proteção permanente na costa, que faz parte Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

O helicóptero disponibilizado pela Casa Militar está auxiliando o Batalhão de Polícia Ambiental a monitorar qualquer tipo de crime ambiental e foi assim que no sobrevoo realizado no sábado (7), as equipes identificaram diversas construções e plantações nas ilhas, o que é proibido pelos órgãos ambientais pelo potencial de dano à fauna e à flora.

 

O chefe da Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar, major Sergio Placido, explicou que a aeronave é enviada à região todos os anos para prestar suporte ao Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no combate aos crimes de contrabando. Nesta temporada, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da Polícia Civil, está atuando em conjunto na área de fronteira, o que permitiu utilizar o helicóptero para fazer o monitoramento ambiental.

crime
Foto: AEN

“As equipes observaram construções e plantações em ilhas próximas a Porto Rico, onde não é permitida a exploração humana. Agora, elas vão retornar de barco até esses locais para tentar localizar as pessoas e tomar as devidas previdências”, afirmou o major Placido. “Moradores tradicionais das ilhas são permitidos pelo ICMBio e pelo Ibama, mas nossa preocupação é que essas casas sejam utilizadas para veraneio ou durante o período de defeso, o que pode pôr em risco a fauna e a flora”.

Segundo o militar, no sobrevoo foi possível identificar que algumas casas estão habitadas e outras construções, que tinham sido demolidas, estão sendo reconstruídas. “A polícia vai verificar pessoalmente e, caso necessário, fará a autuação. Os órgãos ambientais também serão avisados e podem exigir a demolição”, disse.

 

 

REFORÇO NO POLICIAMENTO DO PARANÁ

A Costa Noroeste do Estado, formada pelas ilhas e balneários dos rios Paraná e Paranapanema,recebem reforço na segurança e nas atividades de lazer durante o Verão Maior Paraná. Com o aumento de turistas que visitam Porto Rico, Porto São José, em São Pedro do Paraná, e Porto Maringá, em Marilena, a região recebeu incremento no efetivo de policiais e guarda-vidas, além da utilização de barcos e uma aeronave da Casa Militar que contribuem com o policiamento e os salvamentos.

Desde o dia 17 de dezembro, o reforço na segurança trouxe diversos resultados positivos. Até o momento, as equipes lavraram 103 notificações de trânsito, abordaram e orientaram 372 pessoas, vistoriaram 86 veículos que foram abordados e distribuíram 149 pulseiras de identificação para crianças.

 

O efetivo praticamente dobrou nos balneários, com equipes físicas atuando de domingo a domingo e as chamadas equipes flutuantes, formadas por policiais de unidades próximas da Polícia Militar, fazendo o reforço nos fins de semana. A atenção maior é no período de festas, como Natal, Ano Novo e Carnaval. Porto Rico, por exemplo, que tem uma população de 2,5 mil habitantes, chega a receber 30 mil pessoas nessas datas.

“Além de fiscalizar o trânsito dentro da cidade, nossa operação se concentra bastante nas ilhas, onde ficam localizadas as prainhas que são acessadas de barco pelos veranistas”, explica o major Alexandro Marcolino Gomes, comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada em Loanda. “Graças a esse policiamento ostensivo, a situação está controlada e não tivemos ocorrências graves”.

Já o Corpo de Bombeiros conta com 10 postos guarda-vidas na Costa Noroeste: quatro em Porto Rico, três em Porto São José e três em Porto Maringá. O efetivo é composto por 19 guarda-vidas civis, 20 alunos do curso de formação de soldados e 14 militares formados atuando na gerência e coordenação das áreas, totalizando 53 pessoas.

(Com AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas