Foto: Claodir Camilo

Ataque de pragas na produção de pêssego preocupa agricultores no PR

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Claodir Camilo

#souagro| O Paraná não é um grande produtor de pêssego, inclusive, houve queda de 42% em área de cultivo nos últimos dez anos, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), o número caiu de 1,4 mil hectares para 800 hectares. Mesmo assim, tem muito agricultor que ainda produz a fruta.

Como é o caso do seo Claodir Camilo, morador de Guarapuava que entrou em contato com o Sou Agro para relatar problemas na produção e tentar entender o que está acontecendo nas árvores.

“Eu plantei algumas mudas de pêssego e eles começaram a apodrecer, gostaria de ajuda sobre informações de pessegueiro”, disse o produtor preocupado. Pois bem, o pedido do agricultor é uma ordem aqui no Sou Agro.

  pêssego

 

Por isso, enviamos as fotos do problema no pomar do seo Claodir para um especialista, que é o Clóvis Roberto Hoffmann, Coordenador de Estação de Pesquisa do IDR-Paraná e trabalha com a cultura do pêssego. Segundo ele, o que está acontecendo é um ataque de pragas que geram outros problemas na produção.

“Me parece que está acontecendo uma associação de danos. Está havendo um ataque de mariposa oriental, cuja larvinha se desenvolve na ponta dos ramos em crescimento, levando a seca deste ponteiro. Devido ao Dano da praga e por estarmos em época quente e úmida, está havendo entrada de fungo neste local, aumentando o dano”, explica Clóvis.

pêssego

 

Com a avaliação do especialista, ele também trouxe uma solução para o seo Claodir e também outros produtores que talvez estejam enfrentando a mesma situação possam

“Então, ele precisa de uma associação de inseticida (ex Match) com fungicida ( ex frowcide). Aplicar na boca da noite, pois é uma mariposa, com hábito noturno”, disse Clóvis.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias