Foto: Envato

Acesso ao Seguro Rural pode ser mais rápido se o produtor seguir algumas dicas

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| O Seguro Rural é um programa do Governo Federal que permite ao produtor a proteção contra perdas, principalmente causadas pelos fatores climáticos. A cobertura é para atividades agrícola e pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores.

Mas como já trouxemos alguns casos aqui no Sou Agro, o atraso no pagamento do seguro tirou o sono de muito produtor rural. Por conta disso, é importante que o agricultor esteja atento a algumas dicas que podem acelerar o processo de atendimento e evitar transtornos.

 

O sinistro (desastre) é basicamente quando acontece uma ocorrência que é coberta pela apólice. No caso do Seguro Rural, o mais comum é um evento climático (seca, granizo, chuva excessiva, entre outros, que estão cada vez mais frequentes) que gera prejuízo à lavoura segurada.

Para ver que não é preciso ter “pânico” quando o assunto é sinistro, o head de Sinistros (que é quem planeja, organiza e gerencia as atividades na área de comercialização de seguros) da Seguradora Sombrero, Daniel Pauli, dá algumas dicas importantes. As orientações envolvem basicamente cuidados necessários no passo a passo a ser cumprido pelos envolvidos, desde a comunicação até o pagamento. “Já tivemos casos em que a indenização foi paga em três dias, mas para isso é preciso que sejam cumpridos alguns requisitos”, orienta Pauli.

seguro
Head de Sinistros, Daniel Pauli – Foto: Assessoria

 

1 – Comunicação em todos os passos
A palavra-chave para que o sinistro seja atendido de forma adequada é comunicação. A orientação de Pauli é que sempre que ocorrer um evento coberto pela apólice, o corretor responsável ou a própria seguradora devem ser avisados com tempestividade. “É onde tudo começa! A tempestividade e exatidão do comunicado são cruciais para o sucesso das próximas etapas e eficiência no atendimento ao segurado”, explica.

É preciso ser ágil
Não basta comunicar, é preciso ter em mente que possíveis problemas causados pelo clima, por exemplo, precisam ser confirmados logo em seguida em que ocorrem. Depois de avisada, a seguradora enviará um perito para ir ao local da lavoura e verificar in loco como um granizo, a estiagem ou outra intempérie afetaram o desenvolvimento daquela cultura.

3 – Não deixe espaço para dúvidas
Pauli reitera que os peritos são orientados a esclarecer todas as dúvidas técnicas, sobre os procedimentos de vistoria, dos produtores na hora das visitas de campo. Por isso, é recomendado que os segurados acompanhem as vistorias e façam todos os questionamentos em relação às informações que o perito registrou em seu relatório. “Não saia da lavoura sem sanar todas as dúvidas referente a vistoria”, recomenda o head da Sombrero.

 

4- Não inicie a colheita ou qualquer alteração na área antes da visita ou autorização do perito/seguradora
O especialista lembra que o sinistro é a combinação da ocorrência de um evento coberto pela apólice e seus danos correlacionados. “Comunicar um evento climático, de forma intempestiva, só no momento da colheita, pode fazer o cliente até mesmo perder o direito à indenização. Esse timing é um dos pontos mais importantes”, elenca Pauli.

5- Entender o produto contratado
A disponibilidade de diferentes modalidades de seguro rural é uma vantagem para produtores rurais, mas aponta para a necessidade de saber o que está se contratando. “Quando for comunicar o sinistro, é importante que o produtor releia as condições gerais do seguro contratado e entenda, de forma detalhada, todas as regras do jogo. Nesse momento, ele pode procurar seu corretor para auxiliar no entendimento e esclarecimento de eventuais dúvidas”, aconselha.

6- Sempre comunicar alterações
É comum que na hora de colocar em prática o planejamento feito para o ano-safra, ocorram mudanças. Por exemplo, em vez de plantar 100 hectares de soja, o plantio ocorreu em apenas 95 hectares, semeados uma semana antes do previsto inicialmente. Essas alterações, por menores que sejam, precisam ser comunicadas. O corretor solicitará à seguradora a realização de um “endosso” para ajustar as informações da apólice com a realidade do campo.

7 – Mantenha seus dados atualizados
Mantenha sempre em dia seus contatos (telefone e e-mail) atualizados e informe corretamente no momento do sinistro, porque isso vai facilitar a comunicação entre todos os envolvidos no atendimento.

(Com dados da Assessoria)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias