Com desenvolvimento da soja atrasado, plantio do milho safrinha ficará comprometido no Oeste do PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Chuva fora de época, frio fora de época… condições que deixam desenvolvimento da soja atrasado no Oeste do Paraná. Por conta do prolongamento deste desenvolvimento, a janela ideal para o plantio da segunda safra de milho está comprometida.

Vários produtores estão devolvendo ou cancelando pedidos de semente graças ao desenvolvimento atrasado da primeira safra. Por conta disso, a área de plantio e a produtividade serão menores em função de plantio tardio.

É o que aponta o boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) divulgado nesta terça-feira (29).  A soja e o milho 1ª safra estão, em sua maior parte, em desenvolvimento vegetativo, algumas áreas estão em floração. Os produtores seguem fazendo o manejo contra pragas, doenças e plantas daninhas. A assistência técnica está otimista com as previsões de produção. O feijão também está se desenvolvendo bem. Mas ambas as culturas com atraso.

Em todo o Paraná, da soja plantada, 82% estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Do milho, 90% nesta mesma fase. Já do feijão plantado, 49% estão em fase de desenvolvimento.

Confira o andamento das culturas:

Com Deral

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias