Colheitas do feijão e da batata avançam no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A colheita do feijão e a da batata avançaram no Paraná nos último dias, conforme boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), divulgado nesta terça-feira (03).

Segundo dados do Deral, a colheita da batata chegou a 58% no Paraná. Já a colheita do feijão, a 15%. Na região Sudoeste do estado, principalmente, a colheita do feijão 1ª safra está na reta final e se encerra nos próximos dias. Por lá, teve queda significativa de produtividade por conta dos problemas com o clima, principalmente a chuva em excesso do período de outubro.

Confira o andamento das culturas no Paraná:

 

 

Na região Sul, também segue a colheita do grão. Por lá, as áreas de colheita de batata estão mais avançadas.

Oeste e Centro Oeste

A distribuição irregular de chuvas e as altas temperaturas têm comprometido as condiçõesdas culturas de verão, mas a previsão de precipitação para os próximos dias deve ser favorável ao desenvolvimento delas. O boletim considera a avaliação até o dia 02 de janeiro.

 

Os intervalos sem chuvas facilitam a colheita da cultura do feijão 1ª safra, mas algumas áreas ainda se encontram em fase de frutificação. Os produtores seguem fazendo o manejo nas culturas. A maior parte das áreas de soja está em enchimento de grãos, fase predominante também no milho 1ª safra, quando a planta necessita de grande quantidade de água. Especialmente no Oeste e em áreas mais arenosas o potencial de produção não deve ser atingido.

Confira o boletim completo AQUI

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas