Foto: Cristina Tordin

Programa vai incluir preparo de hortas comunitárias nas escolas

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Cristina Tordin

Um programa da Embrapa vai incluir preparo de hortas comunitárias nas escolas. No decorrer do ano de 2022, a Embrapa Meio Ambiente atendeu mais de 200 alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares, em sua sede em Jaguariúna, SP, sobre diversos temas que o Programa Embrapa & Escola oferece.

O programa é uma ação institucional implantada desde o ano de 1997, que visa conscientizar os alunos sobre a importância da ciência e da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população. O Embrapa & Escola também prioriza criar um ambiente que aproxima os alunos das Unidades de Pesquisa da Embrapa pelo País, por meio de visitas.

Em 2022, também os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer a Embrapa Meio Ambiente e assistir às palestras ministradas por pesquisadores e técnicos de diversas áreas. O programa, oferecido pela Embrapa em todo o País, visa aumentar a conscientização das crianças e jovens sobre a ciência, tecnologia e agricultura, no objetivo de melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

Desde a criação do Embrapa & Escola, a Embrapa Meio Ambiente já recebeu mais de 40 mil alunos, em visitas programadas.

A jornalista Cristina Tordin, que coordena o programa na Embrapa Meio Ambiente, destaca uma novidade para 2023: a inclusão do tema “hortas comunitárias em escolas e pequenos espaços”. Esta é uma novidade para este ano, que vai agregar mais valor e conteúdo ao programa. “Podemos cultivar hortaliças, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, seja na escola, no quintal de nossa casa ou mesmo em uma varanda de apartamento”, enfatiza.

Tordin acredita que a inclusão do novo tema deverá contribuir para reforçar o interesse das escolas e propiciar novas adesões deverão ocorrer, influenciando a demanda de agendamentos.

Ela ainda lembra que pequenas hortas nas escolas, como já apontam diversas experiências, conduzidas pelo País afora, se tornam um campo especial para a aprendizagem comunitária e vivências únicas para os alunos.

O analista Waldemore Moriconi, responsável pelas ações relacionadas às hortas comunitárias e em pequenos espaços, explica que o empenho ao Programa é muito compensador. Moriconi destaca que, “além de colhermos os frutos do nosso trabalho, temos a satisfação de plantar e colher verduras, condimentos e chás saudáveis na área de serviço de nosso apartamento ou no quintal de nossa casa, ali, bem pertinho da cozinha, onde vão ser preparadas para nosso consumo”.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas