Foto: Reprodução/Derni Stipp

O que era a nuvem gigante que foi vista no céu do PR, no fim de semana?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Uma nuvem gigante foi vista no céu do Paraná na manhã de domingo. O fenômeno foi registrado pelo agricultor Derni Stipp. Foi em Pitanga, região Central do Paraná. Apesar de as imagens serem impressionantes, teve apenas nevoeiro e pouca chuva, sem causar estragos.

Os moradores até acharam se tratar de uma formação de tornado, mas não era isso. O meteorologista do Simepar Fernando Mendes explicou que naquele momento havia uma faixa de instabilidade avançada no estado e que isso deve ter causado a formação de nuvens.

“Havia uma linha de instabilidade avançando no estado e a formação da nebulosidade pode seguir este perfil, bem da forma que aparece no vídeo. Normalmente é deste jeito mesmo, assume um perfil que se projeta na horizontal sobre a superfície e também na atmosfera mais baixa. Com isso, temos uma espécie de paredão de nuvens avançado”.

E não foi só por lá que o tempo assustou os moradores. Em Medianeira, teve estrago. A força do vento fez com que várias árvores caíssem. Apesar do susto, não houve desabrigados.

Em Quedas do Iguaçu, também teve registro de queda de árvore e de falta de luz. As imagens são da Copel.

“Tínhamos uma frente fria deslocando pelo oceano e uma área de baixa pressão na altura do Paraguai. Houve formação de uma linha de instabilidade com células de tempestade no Paraná. Essa condição evoluiu na região Oeste do Estado e tivemos registro de ventos de mais de 75 quilômetros por hora em algumas estações”, ressaltou o meteorologista.

Tempo

Apesar de o tempo estar mais calmo nesta segunda-feira e nublado, não está descartada possibilidade de chuva e também de tempestade em algumas regiões. Principalmente nesta terça-feira (28). A situação preocupa bastante produtores rurais que ainda não conseguiram colher a soja. Em algumas regiões, tem registro de estrago. Pra quem plantou milho no Paraná, a chuva que vem há dias atingindo o estado também preocupa. Isso por que pode afetar o desenvolvimento da planta e também a produtividade no estado.

Fornecimento de energia

Segundo informações da Copel do início do dia, o fornecimento de energia elétrica está normalizado a mais de 90% das unidades consumidoras afetadas pela forte ventania que atingiu a região Oeste do Paraná durante a madrugada de sábado para domingo. Eletricistas de serviços, manutenção e obras seguem em campo nesta segunda-feira a fim de restabelecer os serviços a 6 mil domicílios que seguem sem energia em decorrência do evento climático. No pior momento, 90 mil unidades clientes chegaram a ficar sem energia.

Nos municípios de Lindoeste e Santa Lúcia, que chegaram a ter o fornecimento de energia praticamente todo interrompido devido à queda de árvores e quebra de postes, o serviço está recomposto para a maioria dos domicílios.

Outros municípios bastante atingidos foram Planalto, Boa Vista da Aparecida, Capanema, Santa Helena, Coronel Vivida e Salgado Filho. O dano mais recorrente foi o rompimento da fiação, o que ocorreu em centenas de pontos em toda a região. Ao menos 41 postes foram quebrados, número que ainda deve subir conforme avançam os trabalhos de inspeção e reconstrução das redes.

Os sistemas de Santa Lúcia, Serranópolis do Iguaçu, Ibiracema (distrito de Catanduvas) e Lindoeste permanecem sem energia. Na região Sudoeste, Capanema teve a energia restabelecida, porém os reservatórios estão com níveis baixos o que dificulta o abastecimento nesta segunda-feira.

Confira a reportagem completa AQUI.

Com informações do Simepar

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas