Foto: IDR-PR

Vitrine de tecnologia do agro recebe centenas de pesquisadores no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: IDR-PR

Centenas de pesquisadores, técnicos, produtores, estudantes e lideranças empresariais e políticas compareceram ao Smart Farm, na sede de pesquisas de tecnologia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), em Londrina. A Smart Farm é uma vitrine de tecnologias do IDR-Paraná e dos centros de pesquisa, startups, cooperativas e empresas ligados à Cocriagro, hub londrinense de inovação aberta.

As startups que participaram da Smart Farm foram a Agritel, com equipamentos de telemetria; Agroper, de fertilizantes orgânicos; Agro365, plataforma de gestão de propriedades; Dioxd, de tratamento de sementes com dióxido de carbono; EPI Cont, de gestão de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); Espectro, especializada em sensores de solo; FarmGO, estação meteorológica e agricultura de precisão; Fitovision, plataforma para acompanhamento de experimentos; e Soluciona Drones, de pulverização de agroquímicos.

O IDR-Paraná levou as cultivares de soja convencional IPR Petrovita, IPR Pé-Vermelho e IPR Basalto, desenvolvidas para alimentação humana e cultivo orgânico e, também, o milho IPR 216 e IPR 164.

Também apresentou as unidades de MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças), orientando produtores sobre a importância dessas estratégias, e também a estação agrometeorológica compacta, sistema de microalgas, sistema autônomo para irrigação, manejo ecológico do greening em citros, e, ainda, os aplicativos IDR Clima, ClimAtlas-19, GID Pragas da Soja, IPR 212 e IPR 216.

Participam da Smart Farm com experimentos e tecnologias a Integrada Cooperativa Agroindustrial e as empresas Inquima, Bayer e Nova.

A Smart Farm trabalha com o conceito de fazendas inteligentes, relacionado ao uso de tecnologias no meio rural por meio da modernização no gerenciamento de propriedades e agilidade da comunicação no campo.

“Foi uma oportunidade de divulgar inovações digitais e outros produtos tecnológicos para aumento de rentabilidade e a proteção ao meio ambiente, proporcionando sustentabilidade aos nossos sistemas produtivos e favorecendo a sociedade como um todo”, disse Vania Moda Cirino, diretora de pesquisa e inovação do IDR-Paraná.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias