Nada de dar trégua: chuva deve continuar por mais alguns dias no Paraná
#sou agro| A chuva não tem dado trégua nos últimos dias em todo o Paraná. Mostramos inclusive registros de estragos em algumas cidades do estado. Como foi o caso da chuva que atingiu a cidade de Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Paraná na quinta-feira (23).
Mas como será que fica a previsão para os próximos dias? De acordo com o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, a notícia não é muito boa para os produtores.
- Paraná pede ao Mapa alteração de prazo para plantio de milho safrinha
- Motorista capota carro carregado de vinhos; passageiro morreu na hora
“De hoje até domingo, temos chuva concentrada onde não precisa. Todos os produtores do Paraná estão sofrendo com excesso da chuva. Nessa sexta-feira tem chuva isolada em alguns períodos do dia, já no sábado tem chuva mais a tarde e noite. Importante ressaltar que de manhã existe menor chance de chover, porém, domingo pode ter chuva logo pela manhã.” detalha
E esse excesso de chuva também irá refletir na colheita quando chegar a geada. “O acumulado de chuva de hoje até quarta-feira é grande. Quase todo dia terá chuva. Mesmo que seja 10, 15 minutos no inicio da tarde já atrapalha a colheita e o plantio. Isso é muito ruim, porque cada dia que atrasa, aumenta o ciclo la na frente por causa do frio e aumenta o risco de pegar geada no final de maio e início de julho. Então esse é o risco, quanto mais atrasar, mais arriscado fica la na frente.”
Quando as temperaturas, até o dia 10 de março ficará abaixo do normal. Entre essa sexta, final de semana e segunda as máximas ficam entre 24, 29 graus, mínimas entre 14 e 18 graus. “O problema agora é a umidade e a falta de um belo sol que precisamos. Torcer pra segunda-feira trazer boas noticias.” finaliza Coutinho.