Foto ilustrativa: reprodução

Paraná pede ao Mapa alteração de prazo para plantio de milho safrinha

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto ilustrativa: reprodução

O Paraná, por meio do Deral (Departamento de Economia Rural) pediu ao Mapa (Ministério da Agricultura) mais prazo para plantio de milho safrinha no estado. Para os solos em que o prazo máximo seria 20 de fevereiro, o pedido foi de alteração para dia 28. Já para os locais em que a data limite seria 28 de fevereiro, o pedido foi para estender até 10 de março.

O ofício foi feito ainda na semana passada em parceria da Ocepar. “Ainda não temos resposta do Ministério, mas acreditamos que não devem demorar muito, considerando que uma parte do prazo já se esgotou, para quem plantaria até 20 de fevereiro”, explicou o chefe do Deral Paraná, Marcelo Garrido.

A questão é que fora do prazo de zoneamento, quem plantar e tiver o milho safrinha atingido por geada ou outras adversidades do tempo, não terá acesso a seguros e a garantias federais. Só que o plantio do milho safrinha no estado está todo atrasado, por que a soja ainda não foi colhida totalmente.

“De qualquer forma, podemos ter a nossa produção de milho safrinha alterada. É que sem esse novo prazo, dificilmente quem não plantou vai se arriscar. Vamos fazer um novo levantamento na semana que vem, mas a previsão inicial de produção de milho safrinha no Paraná é de 15,4 milhões de toneladas, 16% maior que o ano passado”, alertou.

O novo boletim do Deral com atualizações de soja colhida e de milho plantado no estado será divulgado na próxima terça-feira. Na semana do dia 13, o boletim mostrou que apenas 7% da soja tinham sido colhidos no estado. E 125 do milho 2ª safra plantados.

Com informações do Deral

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas