Foto: Reprodução Ismep

Ministério da Agricultura confirma focos de influenza aviária em mamíferos marinhos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Reprodução Ismep

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informa que até o momento o RS possui 3 focos confirmado de influenza aviária em maíferos marinhos, nos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Torres, com 63 casos, sendo a maioria (50) de animais encontrados já mortos na Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar.

O estado de Santa Catarina teve um foco confirmado, com apenas um caso.

O Mapa esclarece que o critério de diagnóstico clínico-epidemiológico é um procedimento previsto em normas e manuais oficiais, utilizado mundialmente em situações de epidemia

Após a confirmação laboratorial dos primeiros casos de doença em determinada espécie animal e em determinada área geográfica, os demais casos podem ser confirmados por critério clínico-epidemiológico.

Somente quando novos casos em novas espécies animais ou novas áreas geográficas distintas são detectados é que a confirmação laboratorial é novamente exigida.

O mais importante no momento é a correta destinação das carcaças dos animais, reduzindo as possibilidades de contaminação do meio ambiente, das pessoas e de animais suscetíveis.

A infecção em humanos é rara, mas as autoridades pedem que as pessoas não toquem e nem se aproximem de animais mortos ou doentes.

Não há risco no consumo de carnes e ovos de aves ou qualquer produto de origem animal inspecionado.

Com Mapa

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas