Foto: Luiz Moreira Silva

Quanta chuva! O que significa para as lavouras nesta fase?

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A chuva veio com força nesta semana no Paraná e já tem deixado uma pontinha de preocupação com relação ao que significa tudo isso nas lavouras.

Somente nesta madrugada em Cascavel, na estação meteorológica do Simepar, choveu 40 milímetros. Mas em algumas regiões, foi muito mais do que isso.

Teve local da cidade que choveu mais de 150 milímetros desde o fim de semana. E a previsão é de que continue assim, pelo menos até sexta-feira. Em Toledo, alguns internautas nos mandaram que choveu, das 22h de ontem até as 10h de hoje, 135 milímetros.

“Ao longo do dia, a instabilidade continua pelo estado. Nesta terça-feira, já tivemos tempestades. E ainda há risco agora nesta quarta-feira, no período da tarde e da noite, por que esquenta. O tempo segue instável por conta de uma frente fria que se aproximou ontem e fez com que chovesse muito no Paraná. Na sexta-feira, uma nova frente fria está prevista e a previsão é de que a chuva continue”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

A chuva sempre é bem-vinda, só que nesta fase pode significar prejuízo. A avaliação concreta desses dias chuvosos deve sair nas próximas semanas, no boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Porém, já dá pra prever prejuízo por aí. “Tem muita área que foi dessecada de soja. Com vários dias de chuva intensa, pode ter comprometimento do grão. Em casos mais extremos, até o apodrecimento dele”, afirma Jovir Esser, economista do Deral de Cascavel.

Na região do Deral de Cascavel, apenas 15% das lavouras soja foram colhidos e 9% do milho segunda safra plantados. Bem atrasado. “Para o milho que foi plantado, também pode ter prejuízo por conta do volume de chuva. Pode comprometer a semeadura, não geminar a contento e ter falha no número de plantas”, alerta.

Confira a reportagem completa AQUI.

Com informações do Deral

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas