Alerta máximo: América do Sul confirma primeiro caso de gripe aviária em humanos

Débora Damasceno
Débora Damasceno

O Ministério da Saúde do Equador informou o primeiro caso de transmissão humana da gripe aviária em uma menina de nove anos de idade. Vários países . O fato marca um caso raro de infecção em humanos um mês após o país ter declarado emergência de sanidade animal.

Segundo o que foi publicado pela a agência de notícias Reuters, a doença humana causada por infecções por gripe aviária variou de nenhum sintoma leve da doença para um quadro grave, resultando em morte, de acordo com os Centros de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos, que aconselhou que a propagação entre os seres humanos é muito rara.

A gripe aviária matou dezenas de milhões de aves no ano passado em todos os Estados Unidos, aves que foram abatidas para parar a propagação da doença.

O Ministério da Saúde do Equador afirmou que humanos e animais na área onde a criança foi infectada na província central de Bolívar reearm monitorados de perto para a transmissão. “Presume-se que a infecção ocorreu por meio de contato com aves portadoras do vírus”, acrescentou a pasta. “Até agora, nenhum outro caso foi relatado em humanos”.

 

O Equador declarou emergência sanitária no final de novembro e emitiu um alerta epidemiológico em dezembro, após surtos serem detectados nas províncias de Cotopaxi e Bolívar, onde milhares de aves foram abatidas para conter a doença.

O governo disse que o consumo de ovos e de carne de frango não representa um risco para a saúde humana. Ela recomendou o reforço das medidas de “biossegurança” e a procura de ajuda médica em caso de sintomas relacionados à gripe.

Em vários países da América do Sul existe a preocupação com a doença e também da Europa e outros continentes. Só no Japão, foram 10 milhões de aves abatidas, conforme nós já publicamos aqui no Portal Sou Agro. Nós continuamos acompanhando os desdobramentos destes casos.

Com informações da Agência Reuters

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas