Toledo discute metas e comemora conquistas no agronegócio

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Nesta semana, foram apresentadas em Toledo diversas ações realizadas pela Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Agrodesenvolvimento). O destaque ficou por conta de ações voltadas ao setor produtivo e ações de inovação e tecnologia buscando a ampliação da geração de emprego e renda no município.

Nos últimos dois anos, conforme o secretário Diego Bonaldo,  diversos estudos e contatos com entidades e conselhos vêm ocorrendo com o objetivo de entender necessidades e movimentos do mercado. Dessas movimentações surgiram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Toledo, mais conhecido como ‘Toledo é + Negócio!’ e o Inovameat, encontro que reuniu tudo o que existe de avanços para a cadeia produtiva da proteína animal.

Por meio do ‘Toledo é + Negócio!’, aproximadamente R$ 200 milhões em investimentos foram atraídos para o município a partir de incentivos fiscais. “Temos também a venda de 71 imóveis industriais que eram da administração municipal, totalizando um retorno de cerca de R$ 15 milhões para a Secretaria de Fazenda num período de 5 anos. Isso beneficia a Prefeitura, mas muito mais o empresário que adquiriu um imóvel para a instalação da sua empresa”, afirmou Bonaldo.

Outra meta é qualificar a mão de obra, gerando assim melhores salários. Isso ocorre por meio de iniciativas da Agência do Trabalhador e ideias que resultaram em projetos como o Currículo Top. “Esta ação consiste em auxiliar as pessoas a preparar um currículo bem elaborado, o que contribui na hora de se apresentar na busca por uma vaga de trabalho e ficamos felizes, pois foi reconhecido dentro do estado do Paraná como uma iniciativa de sucesso”, frisou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

Ainda em relação a qualificação dos trabalhadores, foi criado o sistema ‘Headhunter’, encaminhando para os empregadores as pessoas mais qualificadas para a função disponibilizada. Também foram ofertadas mais de 1.400 vagas em cursos profissionalizantes. “Ainda disponibilizamos em parceria com o Governo do Paraná uma nova sede para a Agência do Trabalhador, mais ampla e funcional”, destacou Beto.

No que tange à produção agropecuária, houve o credenciamento junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) para a execução de fiscalização sanitária permanente nas unidades frigoríficas sob chancela do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF-PR), além diversos acordos para a fiscalização de produtos da agroindústria.

Entre as principais conquistas deste biênio está o Acordo de Cooperação Técnica com a Embrapa Suínos e Aves e articulação, junto ao Governo Federal, para a instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa em Toledo. “Trata-se de um momento ímpar, um esforço de meses em conjunto com a Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Diego Bonaldo, com total empenho do gabinete do deputado federal Sérgio Souza. É uma conquista possibilitada por diversos atores”,comemora o prefeito.

Além dessas conquistas, foram realizados investimentos em modernização na Sala do Empreendedor, suporte para instalação de laboratórios de informática nos Centros da Juventude Marcio Antonio Bombardelli e Mariana Luiza Von Borstel e Centro de Eventos Ismael Sperafico, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia e em parceria com a Embaixada Britânica, desenvolvimento de ações para o turismo rural no município, inclusive com a disponibilização de cursos de qualificação junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), investimentos na Decoração Natalina e desenvolvimento da Decoração de Páscoa para tornar Toledo um destino turístico nestas datas e demais ações voltadas à modernização.

Com Assessoria Prefeitura de Toledo

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas